Jaraguá recebe painel nacional sobre crise climática na próxima semana, saiba como participar
Imagem: Divulgação/ONU-Habitat
No próximo dia 28 de outubro, Jaraguá do Sul se insere em um debate de relevância nacional ao sediar o painel “Clima em ruínas, territórios em ação”, dentro da programação do Circuito Urbano 2025, iniciativa promovida pelo ONU-Habitat. Organizado pelo Instituto Cocidades, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Circuito Urbano no YouTube, a partir das 19h.
Aberto ao público, o encontro propõe um diálogo entre duas experiências distintas e complementares: a seca no Amazonas e as enchentes no Rio Grande do Sul. Ambas ilustram como os impactos das mudanças climáticas recaem de maneira desigual sobre comunidades vulneráveis e como, na ausência ou ineficácia de políticas públicas, surgem soluções construídas a partir da realidade local.
Realidade amazônica e catástrofe no Sul em destaque
Para refletir sobre essas realidades, o painel contará com a participação de dois especialistas: Sharlene Melanie, doutora em Design e fotógrafa com experiência em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, e Leonardo Brawl Márquez, arquiteto e urbanista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do TransLAB.URB, que atua em regiões atingidas por desastres climáticos no Sul.

Sharlene abordará os impactos diretos da seca nas populações ribeirinhas e indígenas do Amazonas. Sua pesquisa analisa as dimensões sociopolíticas da fotografia e o papel das expressões culturais na resistência territorial. Ela trará relatos de campo e reflexões sobre a interdependência entre meio ambiente e modos de vida.
Leonardo apresentará um panorama sobre os processos de reconstrução, solidariedade e resiliência nas comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Sua fala destacará as práticas colaborativas de apoio e inovação social que surgem em contextos de emergência climática.

A abertura do evento será feita pela arquiteta e urbanista jaraguaense Laryssa Tarachucky, diretora de programas e metodologias do Instituto Cocidades, que apresentará a proposta do painel e o contexto do Circuito Urbano. A mediação ficará por conta de Rodrigo Willemann, diretor-presidente da instituição, com apoio de Luana Seidel, Denisse Lopes e Fernanda Elisa Palandi.
Conteúdos em alta
A iniciativa se alinha à COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), reforçando o debate global sobre ação climática, equidade e sustentabilidade. O Circuito Urbano, que chega à sua 7ª edição, é uma das principais estratégias do ONU-Habitat para promover visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diferentes atores em todo o país.
A programação de 2025 tem como tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, e busca fortalecer o diálogo entre ciência, políticas públicas e participação social, destacando práticas inovadoras e soluções locais para o desenvolvimento urbano.

Sobre o Instituto Cocidades
O Instituto Cocidades é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2025 em Jaraguá do Sul. Sua missão é cocriar cidades mais justas e sustentáveis por meio da inovação e da participação cidadã. Promovendo espaços de escuta, cocriação e colaboração entre comunidades, poder público, empresas e academia, o Instituto atua com base em princípios de transparência, ética e bem comum. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais @co.cidades.
Serviço
O quê: Circuito Urbano 2025 – Painel ao vivo “Clima em ruínas, territórios em ação”
Quando: Terça-feira (28/10), às 19h
Transmissão oficial: https://www.youtube.com/c/CircuitoUrbano-ONU-Habitat
Informações: www.circuitourbano.org
Como isso impacta sua vida?
Ao sediar esse tipo de evento, Jaraguá do Sul se coloca como uma cidade atenta às questões ambientais e às soluções que emergem da própria comunidade. Em tempos de crise climática, participar da construção de um futuro mais justo, resiliente e colaborativo é essencial para todos os territórios.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.