Decisão de realização de cirurgias cardíacas pelo SUS é comemorada
O atendimento será por etapas.
A autorização pela Secretaria de Estado da Saúde de realizar procedimentos cardíacos de emergência e urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes da região da Amvali, foi muito bem recebida pela comunidade regional. A informação foi transmitida pelo deputado Vicente Caropreso. O hospital inaugurou ala de cardiologia com equipamentos de última geração no dia 23 de março, com a presença da secretária de Saúde, Carmen Zanotto.
Conforme Vicente, com a sua intercessão junto ao Governo do Estado, foram assegurados R$ 5,2 milhões para a construção da estrutura. “O acordo firmado entre o hospital e o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, estabelece que os procedimentos de emergência de alta complexidade em cardiologia, de pacientes encaminhados pelas unidades de saúde de municípios da microrregião, serão direcionados ao hospital e serão totalmente custeados pelo Estado”.
Até então, esses pacientes eram direcionados ao município de Mafra para serem atendidos pelo SUS. O atendimento será por etapas. Na primeira fase, que deve levar 60 dias, o hospital São José realizará apenas procedimentos pouco invasivos, como cateterismo e angioplastia. No caso de necessidade de cirurgia cardíaca o paciente ainda será encaminhado para Mafra. Nessa primeira fase o hospital também só irá atender pacientes encaminhados por unidades de saúde dos municípios de Jaraguá do Sul e Schroeder.
Após o prazo que foi requerido para que o hospital faça a aquisição de alguns materiais e equipamentos para realização da plenitude dos procedimentos de alta complexidade, iniciará a segunda fase e o hospital poderá realizar todos os procedimentos sem a necessidade de deslocar pacientes para outra região.
Serviços de cardiologia serão implantados de forma gradual
Conteúdos em alta
Quanto aos demais municípios da regional de Saúde de Jaraguá do Sul, ficou acordado que eles poderão encaminhar ao Hospital São José somente pacientes que precisam de atendimento de emergência em cardiologia. Já os demais casos eletivos, que não são considerados graves, continuam com o encaminhamento ao Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, que é a referência em cardiologia. Gradualmente, o serviço de cardiologia do Hospital São José irá absorver todos pacientes desses municípios que requerem atendimento eletivo e de emergência. A medida é necessária para que a estrutura de atendimento hospital possa se adequar a toda a demanda da região de forma segura e eficiente. Isso ficou acertado em reunião com os secretários de Saúde do Vale do Itapocu, na semana passada.
CREDENCIAMENTO – As lideranças regionais e o Governo do Estado seguem trabalhando para que o São José seja credenciado pelo Ministério da Saúde para efetuar cirurgias de alta complexidade vascular e cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp