Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Defesa Civil alerta para Pico de calor extremo em SC
Santa Catarina tem alerta de onda de calor –
20/09/2023
Uma onda de calor extremo atinge Santa Catarina nesta quarta-feira (20), de acordo com a Defesa Civil do Estado. Segundo a pasta, a previsão deve perdurar até sábado (23) e os termômetros podem ficar próximos aos 40°C.
Segundo a pasta, o calor excessivo é motivado por uma região de alta pressão atmosférica e transporte de calor do Norte do país.
As temperaturas devem ser elevadas no período da tarde. Segundo a Defesa Civil, os termômetros devem superar os 30°C em grande parte do estado, com máximas entre 28 e 35°C na quarta (20) e quinta-feira (21), podendo chegar a 38°C no Extremo Oeste.
Na sexta-feira (22), a mudança dos ventos para o Sul no litoral pode trazer algum alívio, mas as tardes ainda terão temperaturas entre 25°C e 30°C.
O pico do calor
O pico do calor está previsto para o sábado (23), quando as temperaturas devem ultrapassar os 33°C em praticamente todas as regiões. No Oeste, Norte e partes do litoral, as máximas podem se aproximar dos 40°C.
No entanto, no domingo, há uma mudança na previsão com a possibilidade de entrada de uma massa de ar mais fria, aliviando as temperaturas e interrompendo a onda de calor.
Risco para saúde
Segundo a pasta, é importante destacar que o risco de ocorrências relacionadas ao calor intenso, como desidratação, problemas cardiorrespiratórios e aumento no risco de incêndios, é considerado alto nas áreas destacadas em laranja.
De acordo com o Programa de Pesquisa de Mudanças Globais dos EUA, o impacto na saúde de eventos de calor severos é gigantesco e pode levar à morte. O programa da CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) mostra que as internações hospitalares por sintomas respiratórios e mortes estavam correlacionadas com grandes ondas de calor.
“Doenças relacionadas ao calor podem ocorrer quando os mecanismos normais de termorregulação são sobrecarregados”, descreve o artigo.
A morte por calor é chamada de hipertermia, segundo o programa.
Os sintomas iniciais de hipertermia incluem sudorese excessiva, fadiga, tontura e confusão. Se não forem tomadas medidas para se refrescar e resfriar o corpo, os sintomas podem progredir para náuseas, vômitos, batimentos cardíacos acelerados, dificuldade em respirar e até mesmo perda de consciência.
Conteúdo postado por ND+
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital