Defesa Civil dispõe de informações sobre condições climáticas
No Monitoramento de Chuvas estão inseridos em tempo real os dados das estações meteorológicas
Obter dados sobre as condições climáticas e o monitoramento dos níveis dos rios de Jaraguá do Sul ficou mais prático. Além de estarem disponíveis no aplicativo da Prefeitura – Jaraguá na Mão –, essas informações, agora, também estão no site da Diretoria de Proteção e Defesa Civil local, de forma simples e ágil. Para o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, a população precisa estar cada vez mais informada sobre este assunto e, principalmente, em períodos de chuvas. “Essa iniciativa é uma parceria com o Samae, que nos fornece os dados das estações meteorológicas que a autarquia possui em vários pontos do município”, explica o diretor.
Para ter acesso às informações, o munícipe pode visitar o portal da Prefeitura de Jaraguá do Sul na internet, no canto esquerdo da tela, localiza o botão “Defesa Civil” e vai direto para a página onde encontram-se dois botões retangulares, bem no centro da tela. Neles, estão os monitoramentos dos níveis dos rios e de chuvas.
No Monitoramento de Chuvas estão inseridos em tempo real os dados das estações meteorológicas localizadas em Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro, Água Verde, Centro e Ilha da Figueira, bem como de uma instalada na sede dos Bombeiros Voluntários do Centro e outra na Defesa Civil.
Na mesma página são fornecidas as condições climáticas para o dia em Jaraguá do Sul e acesso ao site Windy.com, uma tecnologia desenvolvida especialmente para oferecer informações de origem meteorológica, oferecendo uma estrutura inovadora e design que proporciona uma ótima interação com o público.
Sistema de telemetria permite acompanhar os níveis dos rios
O Samae de Jaraguá do Sul conta com equipamentos de medição de nível de água em três pontos ao longo do Rio Itapocu. Estes equipamentos servem para o monitoramento, em tempo real, do nível do rio e estão localizados na ponte Alberto Bauer (bairro de Nereu Ramos), outro na captação de água da ETA Central do Samae e um na ponte Marly Baumer, na Via Verde.
Conteúdos em alta
Também há um ponto no Rio Jaraguá localizado na ETA Sul, no Garibaldi. “Estes pontos de medição fornecem informações que possibilitam maior tempo para o Samae na tomada de decisão em caso de enchentes, como alterações no posicionamento de suas balsas, acionamento de equipes terceirizadas, acompanhamento de reservatórios, manobras de rede para não afetar o abastecimento, preparativos para alterações no abastecimento e comunicação com a comunidade”, explica o presidente do Samae, Onésimo Sell.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline