Geral

Deficiência: Jaraguá incentiva inserção no mercado de trabalho

Atualmente, 17,3 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,4% da população

27/01/2022

Por

Deficiência: Jaraguá incentiva inserção no mercado de trabalho

Divulgação PMJS

Criada para assegurar a reserva de vagas no mercado de trabalho a Lei Federal nº 8213/91 que estabelece Cotas para Pessoas com Deficiência completou em 2021 três décadas. A legislação determina que empresas com mais de 100 empregados devem destinar vagas para beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pessoas com deficiência.

Atualmente, 17,3 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,4% da população. Desses, apenas 28,3% está empregado. Estatística esta divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2021.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, apenas a Lei de Cotas não tem atingido seu objetivo.

Arruda aponta algumas iniciativas locais que visam a inserção deste público no meio profissional. Segundo ele, entidades públicas e empresas privadas têm buscado oferecer às pessoas com deficiência uma oportunidade de se desenvolverem tanto pessoal quanto profissionalmente. “Contribuindo assim, por meio da educação, para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida, oportunidades profissionais e realização pessoal”, argumentou.

Ele acrescenta que alguns canais disponíveis neste sentido são a agência local do Sine ou o Sesi de Jaraguá do Sul e Região. “A sociedade como um todo precisa participar deste processo, diminuindo o que chamamos de barreiras atitudinais,A Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um passo importante para que possamos ter uma sociedade igualitária”, destacou.

Oportunidade – Dentro deste contexto, seguem abertas até do dia 2 de fevereiro, as inscrições para a capacitação gratuita “Trilha de Desenvolvimento para o Mercado de Trabalho” (foto), promovida pelo Sesi em parceria de uma indústria alimentícia local e dirigido a pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O curso é voltado a residentes de Jaraguá do Sul e Região e terá aulas aulas ao vivo online. O conteúdo prevê temas como relacionamento interpessoal, inteligência emocional, excel e word básico, criatividade, inovação e muito mais.

Durante as aulas serão abordados também temas referentes à vida da pessoa com deficiência, como leis e direitos.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o formulário disponível no link: https://forms.gle/jbYTQNgQhxYTbEYaA. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp: 98403-5751.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x