Vigilância em Saúde alerta para cuidados com o retorno da dengue
Dengue teve sua pior epidemia em 2024. Até sexta-feira (6), a Diretoria de Vigilância em Saúde havia registrado 17.527 casos acumulados no ano, mais quatro em suspeição

O ano de 2024 tem sido o da pior epidemia de dengue da história. O calor excessivo e chuva, a circulação simultânea no Brasil de todos os sorotipos do vírus da dengue e o crescimento das cidades estão entre as razões mais evidentes da explosão da doença, que somente em Jaraguá do Sul já causou 13 mortes.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Até sexta-feira (6), a Diretoria de Vigilância em Saúde havia registrado 17.527 casos acumulados no ano, mais quatro em suspeição. A Barra do Rio Cerro lidera com 1.392 casos da doença confirmados, seguida pela Vila Lenzi com 1.314 e Tifa Martins, com 1.239.
Mesmo com temperaturas mais baixas, os casos positivos ainda ocorrem. Em agosto foram 50, de acordo com a diretora Talita Piccoli Sevegnani, da Secretaria Municipal de Saúde. Embora o número seja aparentemente baixo, não deixou de existir.
Talita aponta a preocupação com o aumento das temperaturas e pede que todos façam o dever de casa, verificando periodicamente locais que possam acumular água onde o mosquito Aedes aegypti possa fazer a postura.
O transmissor do vírus da dengue põe seus ovos à beira de água parada, seja ela limpa ou não. Os ovos eclodem quando a temperatura está alta. Dentro dessa água, as larvas se desenvolvem até se transformarem em mosquitos.
Quem já teve dengue corre o risco de ser novamente infectado. Por isso o alerta da Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, chama a atenção nos cuidados primários que cada um deve ter no monitoramento de recipientes com água parada, seja em residências, ou em apartamentos e repartições.
Com a possibilidade de a doença aumentar, o Município deve reativar a Central da Dengue, que não será no Parque de Eventos, que está sendo preparado para a Schützenfest.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline