Jaraguá do Sul

Desassoreamento do Rio Itapocu e seus tributários é sugerido

A finalidade da proposta é o de diminuir as enchentes e dar mais de segurança à população ribeirinha.

06/12/2022

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou moção do vereador Cardozo endereçada às cidades da bacia do Rio Itapocu, para que se unam para desassorear o Rio Itapocu. As cidades envolvidas no trajeto do rio são Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha.

A finalidade da proposta é o de diminuir as enchentes e dar mais de segurança à população ribeirinha, já que o desassoreamento remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios, melhorando o seu escoamento. Isso diminui as inundações decorrentes do transbordamento das águas.

O vereador lembra que Jaraguá do Sul e região têm vários problemas com as chuvas e com as enchentes causadas por elas. Todavia, ele afirma que isso pode ser contornado com políticas de prevenção. Ele adverte que o processo de assoreamento do Rio Itapocu vem ocorrendo de forma acelerada e que, se nada for feito, problemas maiores acontecerão.

“O desassoreamento do rio colaboraria com o desenvolvimento regional e, por conseguinte, com a qualidade de vida das pessoas na região, tendo em vista que, a cada ano, elas perdem seus bens e pertences pelas águas e, também há casos de falecimento e doenças causadas por elas”, comentou.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x