Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Devemos ou não lavar a carne antes do preparo
Lavar carne crua ou não? Isso é o que a ciência diz
03/09/2024
Lavar ou não lavar a carne crua? Essa é a questão. Há duas turmas bem definidas nesse debate: os que lavam e os que não lavam. Como todos os grandes debates, há argumentos convincentes de ambos os lados. Então, de que lado você está?
Lavar carne crua ou não? Isso é o que a ciência diz
A surpresa nessa história é que a ciência está firmemente do lado dos que não lavam. De acordo com as pesquisas, lavar a proteína e aves cruas antes de cozinhar é um grande NÃO, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Parece um pouco estranho, certo? Mas vamos entender melhor por que.
Os hóspedes indesejados na sua proteína crua, como bactérias patogênicas como a Salmonella, não gostam de um banho de água. Molhá-las com água é como dar a elas um trampolim. Elas saltam ao redor, acabam nas superfícies da sua cozinha, nos utensílios e em outros alimentos. Essa contaminação cruzada aumenta o risco de intoxicação alimentar e você realmente não consegue saber até onde essas gotículas viajaram.
E todos sabemos que a intoxicação alimentar não é nada divertida. É geralmente causada pela ingestão de alimentos contaminados por microorganismos como Salmonella, Shigella, o vírus da hepatite A, Trichinella spiralis, ou toxinas produzidas por bactérias ou fungos presentes no alimento ingerido.
E se eu precisar lavar?
Mas você pode estar pensando: “Espera aí, eu não posso simplesmente jogar aquele frango cru na minha panela sem lavar o sangue ou a sujeira!” E nós entendemos você. Se você faz parte do time que lava a carne crua, aqui estão algumas medidas de precaução que você pode tomar para minimizar os riscos.
Mantenha os alimentos, utensílios ou recipientes longe da zona de lavagem da carne crua. Isso pode parecer óbvio, mas é fácil de esquecer.
Se você decidir lavar sua carne crua, evite usar um jato de água de alta pressão. Você quer manter os respingos ao mínimo. Deixe a água correr suavemente sobre a carne.
Mantenha o jato de água próximo à carne para reduzir respingos e garantir que as gotículas de água não vão longe. Lave a carne de forma rápida e eficiente para evitar respingos desnecessários.
Depois de lavar a carne, é hora de limpar. Esfregue a pia e as áreas ao redor com água quente e sabão, enxágue e seque. Siga isso com uma desinfecção completa. Uma mistura de um litro de água e uma colher de chá de água sanitária funciona perfeitamente.
Então, quando se trata de lavar carne crua, lembre-se, menos respingo é igual a menos propagação de bactérias. Seja você do time que lava ou não a carne, as práticas seguras de manipulação de alimentos são a chave para uma cozinha saudável. E agora que resolvemos essa questão carnuda, você está bem preparado para lidar com sua próxima aventura culinária!
Fonte: mistériosdomundo
Quer saber das notícias de política primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline