Dia do Doador de Sangue reforça a segurança do processo de doação
Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é uma forma de conscientizar as pessoas em prol da doação, além de destacar a importância de uma transfusão segura
Dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é uma forma de conscientizar as pessoas em prol da doação, além de destacar a importância de uma transfusão segura. Ainda existe medo quando se fala em doação de sangue: o da contaminação.
Mas é importante destacar a segurança do processo. Com o avanço nas tecnologias e a capacitação dos bancos de sangue, o risco de se contaminar ao doar o sangue é quase que nulo, pois todo o material utilizado na coleta é estéril, de uso único e descartável. Além disso, os testes feitos no sangue doado garantem que nenhum vírus seja transmitido.

No Brasil, cerca de 1,8% da população é doadora de sangue, o que coloca o país dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar da segurança que as doações e transfusões possuem atualmente, há cerca de 40 anos, ocorreu um episódio nos hospitais públicos da Inglaterra, onde mais de 30 mil pessoas que receberam transfusões de sangue foram contaminadas e contraíram vírus como HIV e Hepatites B e C.
As infecções ocorreram porque evidências foram ignoradas na época e os processos que garantiriam a segurança do material não se tornaram obrigatórios por elevarem os custos. Esses processos podem ser exames, que são feitos em todo o sangue doado.
Conteúdos em alta
Junho Vermelho: mês da conscientização
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. Por isso, no Brasil, o mês representa a campanha Junho Vermelho, dedicada a conscientizar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue.
O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) destaca a necessidade dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. Um gesto simples que, com apenas uma doação, pode salvar até quatro vidas.

A campanha Junho Vermelho que tem como tema “Pratique o bem, doe sangue”, tem como objetivo aumentar o número de doadores de sangue e garantir estoques adequados nos bancos de sangue do país para que os pacientes recebam os cuidados de saúde necessários, especialmente em situações de emergência, para aqueles que têm condições crônicas que requerem transfusões regulares.
A doação de sangue é um ato de generosidade que pode salvar vidas. É importante conscientizar as pessoas sobre a importância da doação regular de sangue para manter os estoques em níveis seguros e garantir que haja sangue disponível quando necessário.Para saber como e onde doar sangue, acesse o site do Hemosc: https://www.hemosc.org.br/.
Em Santa Catarina existem nove bancos de coleta de sangue. Uma delas em Jaraguá do Sul, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, ao lado do Hospital São José. O telefone é 3055-0454.
SC consegue suprir suas necessidades com as doações de sangue
No ano de 2023, o Hemosc recebeu 160.597 candidatos a doadores de sangue. Desse total, 135.166 pessoas efetuaram a doação, sendo que 5.123 foram doações de plaquetas por aférese. Esse procedimento consiste em bombear o sangue do doador para um equipamento o qual irá separar as plaquetas para doação, fazendo com que o sangue retorne ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.
“Com a solidariedade dos catarinenses, que mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, conseguimos atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina”, afirma a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.
Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram o gesto pelo menos duas vezes durante o ano, o que demonstra que os catarinenses compreendem a doação de sangue como um ato de generosidade e cidadania.
Atualmente, em torno de 2,2% dos catarinenses é doador de sangue, sendo esse mais um número significativo comparado ao restante do Brasil, que contabiliza 1,4% da população.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline