Geral

Dia dos Namorados: casais também devem fazer teste para HIV

Aproveitando o Dia dos Namorados, 12 de junho, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul reforça a importância de se testar, inclusive durante as relações estáveis

09/06/2020

Por

Dia dos Namorados: casais  também devem fazer teste para HIV

A Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada – que envolve os programas de IST/Aids, hepatites, sífilis -, reforça a importância dos cuidados na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre casais estáveis, de todas as idades. Como no dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, o serviço lembra que, para muitas pessoas, o fato de terem um relacionamento fixo passa a sensação de segurança, explica a supervisora do serviço, Leníria de Cássia Menel. 

“Há uma impressão de que não há mais risco de contraírem alguma IST e, com isso, os casais acabam descuidando dos métodos de prevenção, como o uso preservativo ou a testagem.

Leia mais:

É comum os casais usarem preservativo no início do relacionamento e, depois de um certo tempo, deixarem de usar, sem fazer um teste antes”, preocupa-se Leníria. A mensagem deixada pelo Serviço de Atenção Especializada, principalmente nesse período de comemoração do Dia dos Namorados, é que, justamente para aumentar a segurança e viver o relacionamento de forma tranquila e saudável, os casais aproveitem esse período para conversar sobre a importância de se testar, aumentando a confiança e a intimidade.

Serviço

Quando testar:

-Se nunca testou antes
-Se depois de ter testado teve outra situação de risco (relação sexual sem proteção ou com rompimento de preservativo)
-Início de relacionamento
-Término de relacionamento
-Sempre que tiver uma situação de risco (30 dias depois)
-Incluir o teste na sua rotina de exames de outros cuidados

Como é o teste:
-Rápido, leva em torno de 20 minutos entre a coleta e o resultado. A entrega do resultado é feita com orientação, de forma sigilosa e reservada
-Sigiloso, gratuito, voluntário
-Testa para HIV, Sífilis, Hepatites B e C
-Picada na ponta do dedo

Onde testar:
-Nas Unidades Básicas de Saúde
-No CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento (Piso superior do Pama – Fone 2106.8300)

Notícias relacionadas

x