Geral

Dia Mundial da Limpeza causa impacto positivo com ações em Jaraguá do Sul

Centenas de voluntários se uniram para participar do movimento que teve início em 2008, na Estônia

25/09/2021

Por

Dia Mundial da Limpeza causa impacto positivo com ações em Jaraguá do Sul

Divulgação

O mau tempo prejudicou a programação do 4º Dia Mundial da Limpeza, 18 de setembro, com algumas atividades sendo transferidas. Em Jaraguá, não foi diferente, centenas de voluntários se uniram para participar do movimento que teve início em 2008, na Estônia.

Membros da JCI, por exemplo, a qual pertence o líder do Dia Mundial da Limpeza em Jaraguá do Sul, Fábio Rafael Hillesheim, realizaram a limpeza de nove ruas no bairro Santo Antônio onde foram recolhidos mais de 400 Kg de lixo. Voluntários WEG fizeram o plantio de 14 mudas de ipê no bosque da Arena e a limpeza de lixo jogado no entorno do trilho do trem na região central da cidade, além da separação do reciclável.

Os grupos de Desbravadores Vale do Sol e Vale do Norte percorreram as ruas do bairro Três Rios do Norte e os arredores da pista de atletismo e áreas públicas do bairro São Luiz onde juntaram aproximadamente 180 kg de lixo.

O Grupo Escoteiro Jacoritaba com seus ramos menores, 120 alunos de quatro turmas do 1° ano do ensino médio do Senai e o grupo de voluntários de estudantes do Colégio Evangélico e seus familiares focaram sua participação na limpeza solidária em suas próprias casas com o intuito de aprenderem a organizar seus quartos, doarem alimentos, roupas e brinquedos que não usam mais.

Também realizaram a limpeza digital (apagando arquivos desnecessários em seus aparelhos smartphones e notebooks), limpeza mental (meditação, ioga, leitura) e separaram o reciclável. Já a ONG Amigos em Ação fez separação do lixo domiciliar, tirando o plástico para ser vendido. Com o valor será efetuada a compra de cestas básicas e entregue a famílias carentes de Jaraguá.

As empresas Duas Rodas e Unimed fizeram divulgação interna convidando e orientando para as ações individuais em casa afim de evitar aglomeração. O Instituto Lixo Zero Jaraguá do Sul realizou uma live com o tema Aprendizagem Bimestral Agrofloresta Urbana – Produzindo Diversidade.

Algumas atividades previstas foram adiadas em razão do mau tempo

Outros grupos tinham planejado ações, contudo, devido às fortes chuvas que antecederam o sábado, por segurança dos participantes, algumas entidades adiaram para o final de semana seguinte. Entre eles está o Clube de Canoagem Kentucky que em parceria com Defesa Civil farão a limpeza do Rio Itapocu – ação que realizam há mais de 20 anos. O Grupo Escoteiro Jacoritaba, com seus ramos maiores, se juntarão ao Samae, na Via Verde, em comemoração à festa anual das árvores com divulgação sobre a preservação do meio ambiente.

Já os grupos de Desbravadores Águias da Figueira, Aventureiros Jará-Guá-Mirim farão a limpeza no entorno do Parque Linear Via Verde e o Instituto Lixo Zero Jaraguá fará plantio de árvores no Rio Cerro. Os Rotaract Clubs de Jaraguá do Sul e de Guaramirim transferiram a ação para o sábado, 2 de outubro, onde farão a subida do Morro Boa Vista, recolhendo o lixo.

“O Dia Mundial da Limpeza é uma ação simples, mas é um movimento pensado a longo prazo buscando nos participantes o sentimento de pertencimento que levarão ao aumento da sua responsabilidade como cidadãos e, com isso, a redução do consumo desenfreado e principalmente o descarte irregular do lixo produzido”, finaliza o líder Fábio Hillesheim.

Notícias relacionadas

x