Jaraguá do Sul

Dia Mundial do Acolhimento Familiar é lembrado nesta sexta-feira

Dia Mundial do Acolhimento Familiar é, também, o Dia Municipal, estabelecido em lei e adicionado ao calendário oficial

31/05/2024

Nesta sexta-feira, 31 de maio, é o Dia Mundial do Acolhimento Familiar. É, também, o Dia Municipal, estabelecido em lei e adicionado ao calendário oficial. O Programa Família Acolhedora, é vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação, sendo uma das modalidades de acolhimento a crianças e adolescentes que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, organizando o convívio em residência de famílias do município e garantindo a experiência de vida em comunidade.

 

A proposta da celebração tem como objetivo promover e conscientizar a população sobre o serviço de proteção e acolhimento oferecido às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O acolhimento familiar é uma medida de proteção incluída nos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

 

dia

As famílias acolhedoras são previamente cadastradas e têm a responsabilidade de cuidar das crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem até que possam retornar ao convívio familiar, ou serem encaminhados para adoção. São acolhidos nesta modalidade de atendimento crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos.

 

A data busca promover uma reflexão sobre a relevância do acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade, bem como o trabalho fundamental que as famílias acolhedoras desempenham na proteção e cuidado dessas crianças e adolescentes. A iniciativa busca incentivar mais famílias a se tornarem acolhedoras, contribuindo para um futuro melhor a essa parcela da população.

 

O Serviço de Famílias Acolhedoras de Jaraguá do Sul atende na Rua Arthur Gumz, 765, no bairro Vila Nova, próximo a igreja católica Rainha da Paz. O contato com este serviço pode ser feito pelo telefone WhatsApp (47) 3307-6730.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x