Região

Diocese de Joinville faz 95 anos e se prepara para o centenário

A Diocese de Joinville completou 95 anos na terça-feira (17)

19/01/2022

Por

Diocese de Joinville faz 95 anos e se prepara para o centenário

Divulgação

A Diocese de Joinville completou 95 anos na terça-feira (17). O documento de criação foi assinado pelo Papa Pio XI, pela Bula “Inter Praecipuas”, que marca também o surgimento das dioceses de Florianópolis e de Lages. Para comemorar a data, uma missa foi presidida pelo bispo Dom Francisco Carlos Bach, na Catedral de Joinville.

O primeiro bispo da Diocese, Dom Pio de Freitas, assumiu em 1929, dois anos depois da sua criação e deixou o cargo em 1954. Seguiram-se Dom Gregório Warmeling (1957 – 1994), Dom Orlando Brandes (1994 – 2006), Dom Irineu Roque Scherer (2007 – 2016) e Dom Francisco Carlos Bach, que foi empossado em 24 de junho de 2017.

Três palavras-chaves norteiam a ação pastoral da Igreja local, introduzidas por Dom Francisco Carlos: unidade, pastoreio e comprometimento. A Diocese de Joinville se destaca pelas ações evangelizadoras e trabalha para incentivar as comunidades eclesiais missionárias.

Com 65 paróquias em seis comarcas, mais de 500 comunidades, mais de 80 diáconos e 148 padres, a Diocese de Joinville engloba 18 municípios da região Norte/Nordeste de Santa Catarina: Joinville, Garuva, Itapoá, Itaiópolis, Mafra, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

A comarca eclesiástica de Jaraguá do Sul tem 13 paróquias – das quais sete em Jaraguá – três em Guaramirim, uma em Schroeder, uma em Massaranduba e uma em Corupá. A Diocese de Joinville ruma ao centenário e prepara uma série de eventos comemorativos e celebrativos, um deles, o lançamento de um livro contando a sua história.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x