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Diretora relata as ações do órgão que defende o consumidor

Como principais ações e avanços, Samira citou a conquista da sede própria, novos equipamentos e otimização dos recursos humanos

21/11/2019

A diretora do Procon Municipal, Samira de Abreu Leutprecht, participou da sessão da Câmara do dia 19, terça-feira, para um relato sobre as atividades do órgão de defesa do consumidor, que conta com 18 pessoas em seus quadros. Como principais ações e avanços, Samira citou a conquista da sede própria, novos equipamentos e otimização dos recursos humanos. “A nova sede gerou uma economia anual de quase R$ 50 mil reais para os cofres públicos”, informou.

Em 2018, o Procon de Jaraguá do Sul atendeu 7.270 consumidores, 4.089 presenciais e 3.181 por telefone. Segundo a diretora, o nível de resolução o órgão passa de 90%. Quanto ao ranking de atendimentos, os serviços de telefonia lideram a lista, com 36% das solicitações que chegam ao órgão.

Neste ano, o Procon já contabiliza 8.874 atendimentos, uma média de 33 pessoa por dia. No ranking de solicitações, questões financeiras, principalmente aposentados reclamando dos empréstimos consignados. “Isso é uma preocupação do Procon estadual também, nossos aposentados estão sofrendo com empréstimos indevidos”, alertou.

Também neste ano o Procon atuou em 263 atendimentos diretos de fiscalização, 128 indiretos, além de pesquisas mensais e sazonais. O total de 216 processos foram concluídos até agora e oito multas aplicadas. O saldo atual do fundo do Procon, de acordo com Samira, é de R$ 64,7 mil.

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