Distribuição das doses da vacina de Oxford começa na segunda-feira (25) em Santa Catarina
O voo com o primeiro lote da vacina de Oxford-AstraZeneca chegou ao aeroporto de Florianópolis às 8h44min deste domingo (24).

Santa Catarina recebeu mais 47,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 na manhã deste domingo (24). O voo com o primeiro lote da vacina de Oxford-AstraZeneca chegou ao aeroporto de Florianópolis às 8h44min.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Logo em seguida, as doses foram encaminhadas ao almoxarifado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), em São José, na Grande Florianópolis. Após serem contadas e catalogadas, a distribuição aos municípios iniciou às 7h30 desta segunda-feira (25).
“Esse é mais um passo importante e um exemplo de como o Governo do Estado está estruturado para garantir a imunização dos catarinenses. Estamos trabalhando para que as doses cheguem rapidamente a todos os municípios do Estado. Na semana passada, já tivemos sucesso em assegurar essa logística. O cidadão catarinense pode ficar tranquilo porque, assim que as doses forem chegando, serão repassadas para garantir a imunização de todos os catarinenses”, destacou o governador Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou a chegada das vacinas no aeroporto da capital.
“Hoje é mais um dia importante dentro da organização do nosso plano de vacinação. A logística para a distribuição já está pronta e seguirá o mesmo critério do lote anterior. Usaremos caminhões e, se o teto permitir, a distribuição também será feita via aéreo”, explica o secretário.
Em coletiva de imprensa no aeroporto, o secretário explicou que a tendência é que todas essas 47,5 mil doses sejam distribuídas e utilizadas de uma só vez, já que o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 120 dias na vacina da Oxford.
Ele afirma que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) aguarda uma decisão nesse sentido por parte da Anvisa. Ao todo, o estado já recebeu pouco mais de 191 mil doses da vacina.
Na última semana, foram entregues 144 mil doses da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan. O superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, lembra que já há 4,1 milhões de doses liberadas para serem usadas no país. A tendência é que esse lote seja distribuído aos estados ao longo da próxima semana.
Plano Estadual de Vacinação
Segundo o cronograma do Governo do Estado, a vacinação dos grupos prioritários será em quatro fases, assim como orienta o Ministério da Saúde.
A primeira fase consiste na imunização dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena.
Na segunda fase, o foco serão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos.
A terceira fase vacinará os que apresentam comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave).
Por fim, na quarta fase, serão professores, profissionais da Segurança Pública, do sistema prisional e de salvamento.
Somados, esses grupos representam 2,8 milhões de pessoas.
Com informações da assessoria de imprensa