Geral

Domo geodésico do planetário já está concluído em Schroeder

A estrutura será utilizada para pesquisa e estudo, tanto para docentes quanto para estudantes nas áreas de educação ambiental, astrofísica e robótica.

07/10/2020

Por

Domo geodésico do planetário já está concluído em Schroeder

 

Está em fase de conclusão a readequação do espaço físico da Escola Professora Leonete Bauer Walz, no Bracinho, que estava desativada devido à pouca quantidade de alunos.

O seu fim educacional, porém, está sendo ampliado com a instalação do Centro de Educação Científica e Ambiental de Schroeder – Cecas, onde se inclui um planetário com observatório noturno, jardim sensorial, trilha para estudos do bioma da mata atlântica, laboratórios, entre outros.

A implantação da iniciativa, única no Norte de Santa Catarina, é com recursos do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina, no valor de R$ 458.084,73, por meio de convênio com a Prefeitura de Schroeder.

A estrutura será utilizada para pesquisa e estudo, tanto para docentes quanto para estudantes nas áreas de educação ambiental, astrofísica e robótica nas atividades de ensino, incluindo noções de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, por meio da observação e experimentação.

O que chama atenção é o domo geodésico implantado aos fundos da escola. Pode ser chamada também de cúpula ou abóbada e definido, resumidamente, como uma rede de polígonos, geralmente triângulos, como é o caso de Schroeder, formando parte de uma esfera.

A implantação do domo geodésico foi concluído na sexta-feira (2).

Ele possui 105 painéis de alumínio composto sobre uma estrutura de alumínio. A base tem sete metros de diâmetro e 5,30 metros de altura, no centro, sem pilares. A porta é adequada à acessibilidade.

A montagem foi feita por profissionais altamente especializados. O planetário de Schroeder será o único de Santa Catarina.

Notícias relacionadas

x