Política

É Fake: há uma movimentação atípica do Exército de Norte a Sul e a intervenção militar está prestes a acontecer.

A informação de “movimentação atípica” é incabível, e, portanto,  apoiadores de Bolsonaro a desmentiram

06/12/2022

Em meio à Copa do Mundo e prestes a termos um novo governo, ainda há um pequeno grupo que agita alguns “porões da internet” pedindo intervenção militar no Brasil. Em meio a esse movimento (pequeno, mas barulhento), uma tese está circulando em diversas mensagens.

Para muitas pessoas, o Exército está com uma “movimentação atípica” e cercando alguns pontos do Brasil para poder realizar a intervenção militar. Vídeos de ações do Exército e de uma entrega de um papel por um soldado a Bolsonaro estão sendo utilizados como provas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

 

Versão 1: “TUDO CERCADO: BRASIL tomado de Norte a Sul…a INTELIGENCIA VENCEU,  as estratégias foram aprovadas com êxito…o inimigo comeu a isca…agora é agonizar e morrer…BINGO! A VITÓRIA É NOSSA! Estamos só aguardando o pronunciamento OFICIAL. E no pacote, vão 11 do STF pro inferno, serão nomeados  substitutos pelo TRIBUNAL MILITAR, todos serão PRESOS como traidores da patria, que caberia fuzilamento mas segundo as fontes que Bolsonaro declinou dessa opção.

BOLSONARO já sabe quem mandou lhe matar…e no pronunciamento oficial ele ira revelar, o que já foi vazado foi que A GLOBOLIXO E PT estão envolvidos até o pescoço. NO BRASIL tudo pronto pra guerra de qualquer natureza, quem tá fora não entra (SEGURANCA NACIONAL CONTRA INVASÃO EXTERNA) e o pronunciamento oficial só não se deu ainda por questões externas de mercados, em obedecer contratos firmados anteriormente até porque o BRASIL abastece o mundo, fomenta 1/3 da população mundial essa é a UNICA pendência do CAPITÃO, como essas notícias vazadas direto da fonte da FFAA,

O prazo pra acontecer seria de no máximo em 17 dias, JA SE PASSARAM 12, Portanto pode sair a qualquer momento inclusive de hoje pra manhã. Abastecam-se, alimento e água…não sabemos quanto tempo vai levar essa derrubada do SISTEMA. Vai rolar sangue, inevitável porque vai ter reação de guerrilheiros, terroristas, e assassinos e esses devem ser ABATIDOS. Estamos numa guerra, e pra fazer omelete tem que se quebrar ovos. Mas pode ter certeza que a VITÓRIA É NOSSA, e as FACÇÕES NAO SOBEM A RAMPA!”

 

Versão 2: A questão agora não é se vai acontecer, mas sim, quando vai acontecer. MOVIMENTAÇÃO ATÍPICA: Soldados e tanques do Exército são flagrados em deslocamento por todo o país; IMAGENS Nas últimas 48 horas, foram registrados em vários pontos diferentes do país, uma intensa movimentação de soldados e taques de guerra do Exercito.

Movimentação atípica do Exército está acontecendo e o Brasil, de Norte a Sul, está cercado para intervenção militar?

Com outras variáveis, a tese está se espalhando nas mensagens em questão. Porém, é falsa a informação que aponta para essa movimentação atípica.

A tese é tão maluca que fica difícil até de desmentir. Na realidade, os vídeos de ações de militares não provam em nada que está ocorrendo um cerco ao Brasil por parte das Forças Armadas. Ressalta-se que o Exército faz constantemente deslocamentos (por inúmeros motivos) e exercícios militares. A única diferença do que está ocorrendo agora são pessoas mal intencionadas prontas para filmar e sensacionalizar sobre isso.

Sobre o vídeo do membro das Forças Armadas entregando um bilhete para Bolsonaro, ele sequer é recente. Trata-se da entrega de um convite por parte da Marinha ao presidente em agosto de 2021. O acontecimento gerou polêmica porque no mesmo dia se votou a PEC do voto impresso no Congresso e alguns tanques jogaram fumaça, por assim dizer, excessiva na Esplanada dos Ministérios.

A informação de “movimentação atípica” é incabível, e, portanto,  apoiadores de Bolsonaro a desmentiram. O apresentador Marcelo de Carvalho, um dos donos da Rede TV, postou o seguinte:

Lamento muito que o silêncio do presidente sirva para incentivar a propagação desse tipo de fake news, levando gente simples a esperar uma reviravolta que não ocorrerá. O que rolará é diplomação ( antecipada),depois posse, com direito a show do Pablo Vitar. That’s all folks.Real.

Resumindo: não é verdade que haja qualquer movimentação atípica do Exército, que o Brasil está cercado e que vai ocorrer uma intervenção militar. Tratam-se de teses falsas que só servem para fomentar uma minoria barulhenta.

 

Conteúdo original publicado por Boatos.org

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x