Educação de Jaraguá dá início ao projeto “Minhas leituras, minhas memórias”
Os alunos da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, da pré-escola até o 9º ano, terão mais motivos para gostarem de livros e aprenderem
Os alunos da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, da pré-escola até o 9º ano, terão mais motivos para gostarem de livros e aprenderem. A Secretaria de Educação está iniciando o Projeto de Incentivo à Leitura – Minhas leituras, minhas memórias, que busca fomentar o gosto pela leitura, dentro e fora do ambiente escolar, para que o aluno se torne um leitor de diferentes gêneros literários.
De acordo com a secretária Ivana Atanásio Dias, a proposta é integrar o aluno no universo literário para que se tornem leitores autônomos e críticos, deixando a literatura à disposição para análises e reflexões, sem a obrigatoriedade de devolver o livro para a biblioteca escolar. Em resumo, além de ler, refletir, será trabalhado o conteúdo, ficando o livro como acervo pessoal do aluno.
Outro objetivo é intensificar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pela escola, utilizando as obras literárias a adquiridas e ofertadas aos alunos, pela Secretaria de Educação. A indicação das obras literárias é feita pelos assessores pedagógicos. As compras de livros serão semestrais pela Secretaria e os professores farão trabalhos dirigidos e outras atividades de leitura com eles.
Todas as obras já estão escolhidas e definidas, de acordo com o grau de estudo. Começa com a pré-escola I e vai até o 9º ano. Então, os alunos ganharão durante o ano três livros. A secretária Ivana enfatiza que o hábito da leitura se constrói no dia a dia e a parceria entre a instituição escolar e a família é fundamental nesse processo.
As crianças que leem com frequência têm mais facilidade para interpretar, produzir bons textos, serem mais críticos, melhorando o vocabulário, sua identificação com os gêneros lidos e suas memórias literárias.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Conteúdos em alta