Colunas

Em 1975 foi inaugurado o Centro Social do Sesi em Jaraguá do Sul

Na foto aparecem o então Ministro do Trabalho e Previdência Social, Arnaldo da Costa Prieto; Bernardo Wolfgang Osvaldo Pedro Nunes e Rita Dallmann Hruschka.

23/04/2021

Por

Em 1975 foi inaugurado o Centro Social do Sesi em Jaraguá do Sul

Rita Dallmann Hruschka, descreve a foto: “Inauguração do Centro Social do Sesi de Jaraguá do Sul, em 24 de junho de 1975, na Rua Walter Marquardt, Bairro Rio Molha.

Na foto aparecem o então Ministro do Trabalho e Previdência Social, Arnaldo da Costa Prieto; Bernardo Wolfgang Osvaldo Pedro Nunes e eu”.

(Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Rita Dallmann Hruschka).

Do editor: Bernardo era filho de Paul Werner, fundador da Eletro Aço Altona (Blumenau) em 1923 e presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina por 15 anos. Nunes foi superintendente do Sesi entre 1969 e 1981.

CURIOSIDADES

*Os borrachudos preferem viver em ambientes abertos, próximos a riachos. A picada desses insetos é dolorida porque eles precisam dilacerar a pele das pessoas para então poder sugar o sangue. Ao contrário dos pernilongos, que sugam o sangue humano por um tipo de tromba.

*No Brasil existem mais de 50 espécies de simulídios (nome científico do borrachudo). A mão do homem, porém, está diretamente ligada à proliferação desmedida desse inseto na forma de usar o meio ambiente como recurso inesgotável sem nenhum tipo de conservação ou reposição.

*Mas existem medidas que podem evitar que continuem se proliferando em larga escala. Como localizar estábulos e pocilgas longe de rios, de maneira que não haja a contaminação da água com dejetos, já que as larvas têm como base alimentar o material orgânico.

*Outras formas de prevenção é evitar o desmatamento e o replantio de plantas em trechos que tenham sido destruídos. Quando se faz isso, é possível garantir a preservação dos inimigos naturais desse inseto de forma a impedir que eles se desloquem.

*A população de borrachudos cresce rapidamente, em parte pela facilidade de reprodução desses insetos. As fêmeas podem botar até 2.500 ovos. O ciclo de ovo até o inseto se tornar adulto leva cerca de um mês. A postura dos ovos é feita em sangas e rios uma vez que precisam de água corrente.

O “branco perfeito” sempre foi o mote de campanhas publicitárias de sabão em pó. O Sabão Rinso, comercializado no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, apresentava diálogo entre duas mulheres analisando o branco dos vestidos: “Pensei que o meu vestido fosse branco, mas… o seu, que beleza”. A outra diz: “É porque Rinso lava mais branco”. A marca, primeiro sabão em pó fabricado no Brasil (São Paulo), foi declinando no mercado com a chegada do Omo, em 1957, lançado pela mesma empresa (Lever) fabricante do Rinso.

 

ONTEM

O dia 22 de abril de 1500 marca o desembarque do navegador Pedro Álvares Cabral na costa do Brasil (Bahia/descobrimento), antes chamado de Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz. Cabral foi o terceiro europeu a chegar ao litoral brasileiro, depois dos exploradores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón (em janeiro do mesmo ano) e Diego de Lepe, primo de Pinzón (em dezembro de 1499).

 

 

 

Notícias relacionadas

x