Saúde

Em uma semana, casos ativos de Covid-19 crescem 39% e SC tem mais de 14 mil infectados

Entre as regiões, a Grande Florianópolis é a que apresentava o maior número de pessoas positivadas

07/12/2022

Por

Em uma semana, os casos ativos de Covid-19 aumentaram 39% em Santa Catarina. O número de pessoas infectadas pelo vírus causador da doença – entre 26 de novembro e sexta-feira (2) – chegou a 14.072, foram 3.951 casos a mais que na semana anterior. Os dados constam no boletim semanal do Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense), que analisa a evolução da doença no estado.

Pelo estudo, a média diária de registros de Covid-19 subiu para 1.582, nos últimos sete dias. “Patamar bem superior ao registrado ao final de julho/22, quando essa média girava em torno de 1.200 registros diários”, avalia o levantamento.

Para os pesquisadores do Necat, o aumento dos casos demostra que o coronavírus voltou a circular fortemente nas últimas semanas de novembro em Santa Catarina. Até meados de outubro, havia uma tendência de queda dos casos.

Segundo o boletim, essa nova aceleração de contágio é decorrente da nova variante do coronavírus, denominada de BQ.1, que circula pelo território catarinense.

“Esse aumento dos registros oficiais ativos está indicando um aumento expressivo na velocidade de contaminação da população em todo o estado, o qual serve de alerta em praticamente todas as regiões”, pondera o informe.

Regiões com mais casos

O estudo apontou que as regiões da Grande Florianópolis e Planalto Norte/Nordeste responderam por 50% de todos os novos casos registrados no estado.

A Grande Florianópolis, inclusive, é a que possui mais casos ativos. Segundo o estudo, aproximadamente 25,5% de todos os casos ativos do Estado foram diagnosticados na região. Na semana analisada, havia 3.595 pessoas positivadas – o maior número.

Casos ativos por região na última semana

  • Grande Florianópolis – 3.595 casos ativos;
  • Planalto Norte e Nordeste – 3.430;
  • Sul – 1.892 casos ativos;
  • Foz do Itajaí – 1.728;
  • Vale do Itajaí -1.559;
  • Grande Oeste – 961;
  • Meio Oeste/Serra – 907;

Dados totais de SC em 2022

Em Santa Catarina, 668.701 pessoas contraíram a doença em 2022, apontam os dados.

Neste ano, aproximadamente 2.294 pessoas morreram em decorrência da Covid-19, conforme dados contabilizados até o último dia 2. Somente na última semana, foram registrados 20 óbitos.

Conforme o estudo, houve uma “nova reaceleração do número diário de mortes”, o que não ocorria desde de agosto.

No total, desde o início da pandemia, 22.466 pessoas morreram no Estado por causa da doença.

Leitos de UTI

Apesar do crescimento da contaminação da população catarinense pela doença, a situação não tem causado grandes impactos na área hospitalar do Estado.

“A taxa de ocupação dos leitos UTI-SUS pela doença, mesmo com ligeiras oscilações, permaneceu baixa em todas as regiões, enquanto a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI-SUS se manteve estável em praticamente todas as mesorregiões do estado, porém em um patamar ainda bastante elevado em algumas regiões, cujas taxas ficaram acima de 90%”, pontua o estudo.

Para os pesquisadores, a baixa demanda por internação hospitalar, por pessoas com Covid-19,  é devido “aos efeitos benéficos da vacinação completada população”. Por conta disso, destacam que é “fundamental que as pessoas mantenham seu calendário vacinal em dia”.

 

Conteúdo desenvolvido por ND+

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x