Jaraguá do Sul

Emergências ambientais entram nas propostas da Conferência da Cidade

Emergências ambientais entram nas propostas da Conferência da Cidade. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo e o COMCIDADE, realizaram na quinta-feira (6), a 6ª edição da Conferência Municipal da Cidade

11/06/2024

Emergências ambientais entram nas propostas da Conferência da Cidade. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo e o Conselho Municipal da Cidade (COMCIDADE) da Prefeitura de Jaraguá do Sul, realizaram na quinta-feira (6), a 6ª edição da Conferência Municipal da Cidade. O objetivo é fortalecer e estimular a participação social, contribuindo para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

 

O tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.

 

 

Emergências

Emergências ambientais entram nas propostas da Conferência da Cidade. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo e o COMCIDADE, realizaram na quinta-feira (6), a 6ª edição da Conferência Municipal da Cidade

 

 

Foram discutidas questões que envolvem os setores de habitação, mobilidade urbana, saneamento básico entre outros. Segundo o presidente do COMCIDADE, Ronis Roberto Bosse, as diretrizes aprovadas serão levadas para a Conferência Estadual de Florianópolis, em 2025, em data a ser definida.

 

“As conferências visam fortalecer a participação social nas políticas de desenvolvimento urbano. Acredito que conseguimos avançar nessa direção. Também escolhemos os oito delegados que participarão do evento estadual”, destacou.

 

Emergências Climáticas – Dentre as propostas aprovadas chamam a atenção: Sustentabilidade Ambiental, Emergências Climáticas – Incentivo às iniciativas e práticas fundamentadas nas Soluções Baseadas na Natureza, a exemplo de cidades esponjas, jardins drenantes, plano de arborização urbana, ambientes voltados para o rio, visando o conforto ambiental e diminuição dos efeitos climáticos.

 

Sugeriu-se, também, efetivar o Plano de Contingência e o Plano de Mapeamento de Áreas de Risco, ampliando as ações de prevenção, qualificação da equipe técnica e estruturação dos órgãos da Defesa Civil da região. Envolvendo ainda, a sociedade civil nas ações voltadas aos eventos climáticos por meio de comitês.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x