Empresa catarinense aposta em 5G, telessaúde e IA para transformar as cidades

Foto: Divugação
Com sede no Vale do Itajaí, a Unifique, empresa catarinense de tecnologia e inovação, tem ganhado destaque nacional ao apresentar soluções tecnológicas que prometem transformar o dia a dia das cidades brasileiras. Durante o Summit Cidades 2025, realizado entre os dias 24 e 26 de junho em Florianópolis, a companhia apresentou propostas para tornar os ambientes urbanos mais inteligentes, eficientes e sustentáveis.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
O evento é considerado o maior encontro de inovação e desenvolvimento para cidades inteligentes do país, reunindo especialistas, gestores, empresas e a sociedade civil em torno de um tema comum: como preparar os municípios para os desafios do futuro. Foram mais de 500 palestrantes, distribuídos em 11 palcos simultâneos.
Entre os destaques, a Unifique apresentou soluções nas áreas de mobilidade, telessaúde, segurança, meio ambiente, educação, eficiência energética e gestão pública. A proposta é atuar como integradora de tecnologias, conectando grandes players internacionais e startups para oferecer projetos personalizados conforme a realidade de cada cidade.
Com infraestrutura de redes ópticas, sistemas 5G, sensores para eventos climáticos e uso de dados em tempo real, a empresa defende que o futuro urbano está na capacidade de conectar inovação com bem-estar social. Governança digital, big data e inteligência artificial também fazem parte do pacote.
Em uma das palestras do evento, o gerente de inovação da Unifique destacou que “a conectividade é o elo que une soluções reais aos desafios das cidades”. Para ele, a tecnologia deve estar a serviço de uma gestão pública mais eficiente e de um cotidiano com mais qualidade de vida para a população.
Como isso impacta sua vida?
Para regiões urbanas em crescimento, essas soluções podem representar mudanças diretas no cotidiano. De câmeras de segurança mais inteligentes a atendimentos de saúde remotos, passando por respostas mais rápidas da defesa civil ou melhor acesso à internet, o impacto é concreto. A discussão sobre cidades inteligentes não é mais coisa do futuro: ela já começou.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.