Geral

Empresas mais antigas são homenageadas nos 88 anos do município de Jaraguá do Sul

O fato aconteceu na última terça-feira (5)

07/04/2022

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou na noite de terça-feira (5) no auditório da Católica de SC, a sessão solene de comemoração aos 88 anos de emancipação político-administrativa do município. No ato, foram homenageadas as oito empresas da indústria e do comércio que surgiram antes de 1934 e que ainda estão em atividade. Como enfatizou durante a solenidade o presidente do Legislativo, Jair Pedri, essas são instituições que não só ajudaram a construir a cidade, mas também foram fundamentais no processo de emancipação, já que o movimento não seria possível sem a independência econômica e a geração de empregos que proporcionaram naquele período.

Receberam as homenagens a Malwee (1906), Curtume Schmitt (1917), Marcatto Chapéus (1923), Chocoleite (1923), Ótica Hertel (1924), Duas Rodas (1925), Comércio Breithaupt (1926) e Comércio Meier/Jaraguá Truck (1932). Como conta a historiadora Silvia Kita, muitos desses empresários tomaram a frente na luta pela autonomia jaraguaense, indo a Florianópolis em várias oportunidades para pressionar o Governo do Estado a atender os anseios da população.

Os representantes das empresas receberam placa e flores das mãos dos vereadores. São eles: 

Wandér Weege, sócio fundador do Grupo Malwee

Guido Francisco Schmitt, presidente do Curtume Arnoldo Schmitt

Gilberto Oscar Marcatto, presidente da Marcatto Indústria de Acessórios

Guilherme Gumz Utech, representando seu pai Lírio Utech, diretor e sócio da Chocoleite Indústria de Alimentos Ltda

Senhora Loirde Santos Napoleão, subgerente da Ótica Hertel

Leonardo Fausto Zipf, presidente do Grupo Duas Rodas Industrial

Bruno Breithaupt Filho, presidente do Grupo Breithaupt

Edson Meier, diretor da Jaraguá Truck Implementos Rodoviários Ltda.

Oradores lembram a construção das empresas por meio das gerações

O vereador Luís Fernando Almeida ressaltou que Jaraguá do Sul só é o que é devido ao seu povo trabalhador e à força da economia. Ele lembrou que, além da geração de emprego, o trabalho social que as empresas homenageadas desenvolvem também é algo muito importante a ser enfatizado. Seu colega Anderson Kassner reforçou a força da economia jaraguaense e reconheceu que sem essas grandes entidades a cidade não teria toda a pujança e as oportunidades que oferece ao seu povo.

O deputado Vicente Caropreso sublinhou a grande simbologia que a solenidade tem para o povo jaraguaense. Ele lembrou que, diferentemente de muitas cidades grandes, as empresas são de Jaraguá do Sul e continuam sendo de Jaraguá, ou seja, continuam a pertencer às pessoas daqui e a se dedicar ao município. “Isso faz com que essas empresas se entrelacem no dia-a-dia da comunidade”, frisou.

Bruno Breithaupt Filho reconheceu que nunca se ateve tanto à relação da história da empresa com a do município e afirmou que a homenagem o fez refletir sobre como a cidade surgiu ao redor da linha do trem e o comércio de sua família também fez a mesma coisa, instalando-se em frente à Estação Ferroviária.

Para Leonardo Fausto Zipf, da Duas Rodas, tudo o que foi construído por essas empresas até hoje é fruto de um trabalho coletivo e que passou por várias gerações. “Nós partimos sempre do princípio que as grandes realizações são frutos de um trabalho em conjunto, e nunca o resultado do egoísmo. Agora não resta a menor dúvida que, para todos nós colaboradores da nossa empresa, o que mais marca é o trabalho das gerações passadas, que construíram tijolo por tijolo essa história de sucesso”, ressaltou.

Foto: Tiago Rosário/CVJS.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x