Empresas: município alcança o tempo médio de 11h para abertura
Empresas: Município reduziu o tempo médio de abertura (TMAE) para 11 horas, recorde estabelecido no primeiro bimestre deste ano

Jaraguá do Sul, referência em várias áreas, também se destaca no processo de abertura de empresas. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o Município reduziu o tempo médio de abertura de novas empresas (TMAE) para 11 horas, recorde estabelecido no primeiro bimestre deste ano.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
O prefeito Jair Franzner lembra que o Governo Municipal trabalha incessantemente na busca de soluções para facilitar a vida das pessoas e fomentar o empreendedorismo e a inovação.
“Estamos atentos e trabalhando para tornar os processos mais ágeis e eficientes. Nos preocupamos em fazer uma administração que impulsione negócios, faça a economia crescer e oportunize qualidade de vida para a população”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, explica que esse indicador simboliza os esforços das equipes do grupo de trabalho Pró-Empresas, que congrega várias secretarias municipais, e da Diretoria de Tecnologia de Informação (TI) da própria Prefeitura.
“Pelo nosso histórico, em 2019, o tempo médio de abertura de uma empresa era de oito dias e 15 horas. Ao longo do tempo fomos evoluindo e reduzimos significativamente. Em 2020 esse tempo já foi para quatro dias e duas horas, depois, em 2021, reduzimos para dois dias e 22 horas. Em 2022 essa redução foi para menos de um dia (23 horas). Agora, em 2024, fechamos com 11 horas de tempo médio de abertura de empresa superando o recorde de dezembro que já era de 18 horas”, apontou o secretário.
Mais de 5,7 mil novos CNPJs foram registrados no ano passado
Outro fator apontado por Sarmanho é o recorde histórico no volume de empresas abertas. “Ao todo registramos 5.774 novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no município em 2023”. Para o diretor de TI da Prefeitura, Márcio da Silveira, “isso já é reflexo do melhor ambiente de negócios que é propiciado para o empreendedor investir no Município”.
No ano passado foram abertas 5.774 empresas e 2.644 encerraram as atividades, com saldo positivo de 3.130 novos CNPJs. Foi o período de maior abertura de empresas considerando a série histórica dos últimos anos.
Em 2020 o saldo positivo foi de 3.243 novos negócios – abertura menos fechamento -, em 2021 foram 4.007, em 2022 (3.490) e em 2023 (3.243),
Em janeiro, Jaraguá do Sul tinha 28.770 empresas ativas, sendo 27.711 matrizes e 1.059 filiais. Foram abertas este ano 583 empresas e extintas 251, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline