Jaraguá do Sul

Empresas são abertas em até 23 horas em Jaraguá do Sul

Todos esses fatores contribuíram para que o Município chegasse a este patamar de agilidade ainda em 2022.

05/09/2023

Criado em 2017, para fomentar economia de Jaraguá do Sul e estabelecer uma parceria entre os setores público e privado do Município, o Grupo de Trabalho Pró-Empresa da Prefeitura de Jaraguá do Sul tem como uma de suas principais conquistas, a redução significativa no tempo para abertura de novos empreendimentos na cidade. Até 2019 o prazo para abertura de uma empresa no Município era 8 dias e 15 horas. Hoje, o processo não ultrapassa 23 horas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho destaca que ações tomadas a partir da criação do Pró-Empresas desburocratizaram e facilitaram a abertura de empresas na cidade. Entre elas, a revisão da tabela de atividades de baixo risco, auxílio na atualização da legislação para escritório virtual, readequação do questionário da consulta de viabilidade e suporte à automatização de análises de viabilidade. 

Todos esses fatores contribuíram para que o Município chegasse a este patamar de agilidade ainda em 2022.  “Foi um processo evolutivo. De 8 dias e 15 horas conseguimos reduzir para 4 dias e duas horas em 2020. No ano seguinte este prazo caiu para 2 dias e 22 horas e no fim de 2022 chegamos ao atual tempo médio de 23 horas” destacou Sarmanho. 

 

Microempreendedores representam 79% das empresas abertas

 

Neste contexto, 474 novas empresas foram abertas somente em junho deste ano. O gerente de Gestão de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Amadio, preside o grupo Pró-Empresa. Para ele, o fato de Jaraguá do Sul ter um prefeito com vivência no meio empresarial “contribui e faz com que o gestor municipal se preocupe com esta questão e tome decisões a partir dessa condição. Aqui em Jaraguá, a iniciativa privada e o Poder Público sempre andam muito próximos. Isso a gente entende que é um diferencial que temos no Município”, acrescentou Amadio.

Tanto ele como Sarmanho entendem que a pasta do Desenvolvimento Econômico é a representante do setor privado dentro do Poder Público local.  “Por isso, temos que estar o tempo inteiro conectados com eles e pensando de que forma a gente pode melhorar a vida do empreendedor para estimular ainda mais a atração de investimentos para Jaraguá do Sul”, defendeu o secretário.

Segundo Amadio, 79% das 3.964 empresas abertas de 2017 até agosto deste ano são de microempreendedores individuais (MEIs). “Aqui em Jaraguá do Sul o MEI não faz nem viabilidade mais, ele acessa no portal do empreendedor com CNPJ dele e em 24 horas o cadastro municipal dele já é feito.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x