Economia

Encontro marcou a finalização do Projeto Mananciais na microrregião

Agricultores, autoridades políticas e técnicos municipais, participaram na sexta-feira (20) do Seminário Regional do Projeto Mananciais

27/08/2021

Por

Encontro marcou a finalização do Projeto Mananciais na microrregião

Agricultores, autoridades políticas e técnicos municipais, participaram na sexta-feira (20) do Seminário Regional do Projeto Mananciais, no Centro de Inovação Novale Hub, onde o presidente do Samae de São Bento do Sul, Osvalcir Peters falou sobre Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, apresentando as experiências na execução do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA.

Leia mais:

O PSA é um instrumento financeiro, de incentivo, que gratifica aos proprietários que contenham áreas de vegetação nativa preservada, desempenhando proteção do solo e água, por intermédio de ações de conservação e preservação dos serviços ambientais.

De acordo com Peters, até o ano de 2019, já haviam 33 propriedades cadastradas em São Bento do Sul, somando 1.543 hectares de áreas protegidas, que representa 28,3% da microbacia do Rio Vermelho. O programa já pagou anualmente, cerca de R$ 75 mil aos proprietários participantes.

Em seguida, a equipe técnica do Projeto Mananciais, Karine Holler e Djeniffer Cristine Vieira, apresentou os resultados do projeto, desde a mobilização dos proprietários rurais, elaboração dos Projetos de Recuperação Ambiental, até a execução dos plantios e todo o monitoramento e manutenção nas áreas recuperadas.

Ao total, foram recuperados 40 hectares de Áreas de Preservação Permanentes, sendo 22 nascentes, 107 propriedades rurais, 2.170 metros de cerca executados nos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba e Barra Velha.

Depois da apresentação dos resultados, discutiu-se sobre o Plano Regional de PSA para os municípios da microrregião, que norteará a elaboração dos programas a quem tiver interesse.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x