Estadual

Epagri/Ciram atualiza ferramenta de previsão de geada em SC e oferece ferramenta mais completa do Brasil

A previsão disponibiliza a probabilidade de ocorrência do fenômeno para os próximos cinco dias e em três mapas

12/05/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Epagri/Ciram atualiza ferramenta de previsão de geada em SC e oferece ferramenta mais completa do Brasil

Ah, friozinho gostoso para ficar embaixo da coberta tomando um chocolate quente. Enquanto para uns o frio é sinônimo de coberta, para outros é sinônimo de preocupação para os agricultores e esperança para o turismo. 

Leia mais

Para ajudar o setor produtivo catarinense, a Epagri/Ciram aprimorou a ferramenta de previsão de geada em seu site (clique aqui). 

Conforme o órgão, agora a previsão disponibiliza a probabilidade de ocorrência do fenômeno para os próximos cinco dias e em três mapas: probabilidade média, máxima e mínima de ocorrência. O produto continua sendo o único do país a oferecer a previsão do fenômeno para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte.

Segundo a Epagri, a previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que assim, podem se programar melhor para minimizar os prejuízos causados nas lavouras, como por exemplo, o ensacamento de frutos e a antecipação da colheita (banana); a aplicação de irrigação, de fumaça e de aminoácidos (fruticultura); o atraso no transplante de mudas (maracujá) e a cobertura de mudas com lonas ou palha (horticultura).

A geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela temporal de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à sua ocorrência.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x