Geral

Epagri é reconhecida pela comunidade guaramirense pelos seus 30 anos

O fato aconteceu na terça-feira (23)

25/11/2021

Por

Epagri é reconhecida pela comunidade guaramirense pelos seus 30 anos

Divulgação

A Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Guaramirim, na sessão de terça-feira (23), por requerimento do vereador Tiago Stoinski. Ele lembrou a importância da empresa pública voltada à pesquisa e à extensão rural, que sucedeu em 20 de novembro de 1991 a Acaresc, a Empasc e outras instituições.

“Guaramirim muito deve à Epagri e aos seus extensionistas que sempre fizeram um trabalho excelente”, disse. Lembrou-se de Alcibaldo Germann, que dos 42 anos na extensão rural, atuou 34 anos em Guaramirim. O gerente regional da Epagri, Hector Haverroth, também falou sobre a empresa que está presente em todos os municípios de SC e o trabalho dos colegas de Guaramirim ao longo desse período.

A agrônoma Zelita de Lourdes Gomes, do escritório local, fez um relato histórico da Epagri em Guaramirim, citou agricultores parceiros, como também a Prefeitura, que financia o aluguel do escritório. O agrônomo Cássio Alexandre Bertoldo e a auxiliar administrativa Miraci Teresinha Borges completam a equipe local.

Zelita informa que segundo o Censo do IBGE de 2017 existem 392 estabelecimentos agropecuários no município de Guaramirim, destes 346 são pequenas propriedades, os chamados agricultores familiares. As principais atividades agrícolas do município são:

* O arroz, com área total de 3.886 ha e produção de 27.045 t

* O pepino, o feijão de vagem, a abobrinha e a alface com produção de 280 t, 70 t, 208t e 8 t colhidas, respectivamente

* A bananicultura que ocupa uma área de 545 ha e produção de 15562 t

* A palmeira real numa área plantada de 272 ha e uma quantidade colhida de 1.417 t

* A piscicultura, principalmente com a produção de tilápia produção estimada em 23 toneladas.

A agrônoma falou que o setor agrícola do município movimentou um valor de produção de R$ 878,1 milhões em 2017 (Censo IBGE). Ao final foi entregue uma placa para eternizar o momento histórico dos 30 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x