Jaraguá do Sul

Equipe da Fujama faz resgate inédito de um falcão-relógio

Ocorrência foi a primeira registrada na história do Programa de Resgate de Fauna

02/02/2023

O resgate de um animal inusitado chamou a atenção da equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente nesta quarta-feira (1), quando os biólogos da Fujama atenderam uma ocorrência envolvendo um jovem falcão-relógio (Micrastur semitorquatus).

Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, o animal estava no quintal de uma residência no bairro Barra do Rio Cerro quando a equipe foi chamada pelo morador. Após a análise dos profissionais, constatou-se que a espécie nunca havia sido resgatada em Jaraguá do Sul. “Identificamos que esse animal era diferente dos gaviões normalmente encontrados no Município, e após algumas pesquisas concluímos que se tratava de um falcão-relógio”.

O biólogo destacou, ainda, que por ter sido a primeira aparição conhecida desta espécie em Jaraguá do Sul, ela é considerada rara por aqui. “Podemos sim dizer que essa espécie de falcão é rara na nossa região”, comentou.

A equipe responsável pelo resgate do falcão-relógio observou que o mesmo colidiu contra uma porta de vidro e após uma avaliação feita por um veterinário verificou-se que o animal não estava machucado. Ele, então, foi encaminhado para soltura no mesmo dia.

Falcão-relógio

O nome do animal se dá por conta da pontualidade do canto grave ao amanhecer ou anoitecer e do balanço da cauda, como o pêndulo de um relógio. Uma das características do falconídeo é ser de difícil observação e mais escutada do que vista. A plumagem mais comum é de cor escura nas costas, parte superior do pescoço e da cabeça, contando, porém, com muitas variações de cor. O habitat natural da espécie é dentro de floresta.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Notícias relacionadas

x