Jaraguá do Sul

Escola Julius Karsten, do Rau, completa cem anos da sua criação

Teve uma longa e difícil trajetória desde a sua formação, que iniciou em 1921, quando agricultores da Estrada Nova de Retorcida uniram-se e edificaram um prédio escolar

07/03/2023

Domingo, 5 de março, foi uma data histórica para a Escola de Educação Básica Julius Karsten, do bairro Rau. O estabelecimento completou cem anos e na tarde de ontem (6), no auditório da Católica de SC, o centenário foi celebrado. Teve uma longa e difícil trajetória desde a sua formação, que iniciou em 1921, quando agricultores da Estrada Nova de Retorcida uniram-se e edificaram um prédio escolar, eles próprios fizeram as estruturas e telhas de madeira para a construção.

As atividades da Escola Mista da Estrada Nova de Retorcida tornou-se realidade em 5 de março de 1923, quando Benjamin Riedtmann iniciava suas atividades para que os filhos dos imigrantes tivessem instrução escolar em uma sociedade particular, cuja a comunidade contratava o próprio professor, o qual apresentava um programa curricular, seguindo os padrões da língua estrangeira (alemã).

O acesso aos estudos em Jaraguá, até então, só se dava em escolas longínquas e de acesso difícil. Foi graças aos agricultores com muita iniciativa, que surgiu a escola na vila conhecida como Estrada Nova, na localidade de Três Rios, caminho para a Retorcida. Todavia, esta iniciativa durou pouco.

No ano de 1924 essa Unidade Escolar passa a ser controlada pelo Governo Estadual. Em 1947 se deu a ideia da construção de uma escola na região próximo ao comércio Rau, com o apoio dos moradores e com a doação de um lote de terra por Julius Karsten, foi feita uma nova escola onde é localizada hoje. 

Isso possibilitou que a professora Alvina Karsten Schwedler, filha de Julius, que trabalhava na localidade de Rio Vermelho, em São Bento do Sul, viesse a trabalhar perto de casa. A nova escola iniciou suas atividades em 1º de março de 1948, como Escola Reunida da Estrada Nova de Retorcida, pouco tempo depois passou a ser Escola Isolada Estrada Nova de Retorcida.

Em 1962 foi alterado para Escola Reunida Estadual Julius Karsten, nome dado em homenagem ao seu patrono, que teve presença na comunidade e município, pelo seu empenho e dedicação à educação.

Em 1983 o projeto cresce iniciando o ginásio de 5ª a 8ª série na escola e, para concluir a realização do sonho e apelo da comunidade, no ano de 1988 foi dado o início do curso de 2º grau (ensino médio), passando a chamar-se Colégio Estadual Julius Karsten e, em 2004, como Escola de Ensino Básico Julius Karsten.

 

Solenidade marca a abertura da celebração do centenário

 

 A Escola Julius Karsten abriu ontem (6) as comemorações do centenário com um ato no auditório da Católica de SC, quando o deputado Vicente Caropreso entregou uma moção de aplausos aprovada pela Assembleia Legislativa. A diretora Margarete Luzzani comandou o ato solene que contou com a presença de ex-diretoras, professores e estudantes e do gerente regional de Educação, Fernando Alflen.

O estabelecimento tem 1.703 alunos, dos quais 96 na educação inclusiva. São do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e novo ensino médio. Como o educandário está com a capacidade física exaurida, 648 estudam em dependências da Católica de SC. A diretora Margarete explicou que existe projeto de ampliação e reforma das dependências, inclusive com a acessibilidade exigida pela legislação.

A programação do centenário será cumprida durante todo o ano, com uma série de eventos já planejados e outros em fase de planejamento.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x