Escolas vão ao Rio Molha acompanhar as apresentações do Boi de Mamão
Escola Ribeirão Molha trouxe o Boi de Mamão quando a instituição recebeu uma doação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, incluindo bonecos e fantasias
15/08/2024
O Boi de Mamão é uma das manifestações mais emblemáticas do litoral catarinense, apresentando, de forma lúdica, o enredo da morte e ressurreição do boi, personagem central dessa tradição. A história do Boi de Mamão em Jaraguá do Sul remonta a 1993, quando Manuel Rosa, conhecido como Manequinha, resgatou essa expressão cultural afrodescendente no município. A trajetória do Boi de Mamão na Escola Ribeirão Molha teve início naquele mesmo ano, quando a instituição recebeu uma doação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, incluindo bonecos e fantasias, entre eles o emblemático Boi de Mamão. Desde então, a unidade se tornou um polo de preservação e celebração dessa tradição, envolvendo alunos e a comunidade em geral.
Agora é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul. Por isso, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o estabelecimento do Rio Molha receberá estudantes da pré-escola ao 5º ano das demais escolas da rede para apresentações matinais e vespertinas, celebrando o mês do folclore.
A cada ano a produção do boi de mamão procura enriquecer as apresentações com novidades. Para 2024, o tema escolhido é “O boi e seus convidados”. O roteiro promete, mais uma vez, surpreender o público. As apresentações são compostas por uma peça de teatro, coral e percussão, com o repertório de músicas folclóricas.
O espetáculo vai muito além do que é mostrado no palco. Envolve dedicação e comprometimento de uma grande rede de apoio que fica nos bastidores, que o público não vê, mas que está ali trabalhado com muito amor e empenho. Em 2023, foi celebrado os 30 anos do Boi de Mamão, com apresentações na Scar, todas sucesso de público.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline