Jaraguá do Sul | 13/11/2025 | Atualizado em: 13/11/25 ás 14:16

Livro de autor jaraguaense será distribuído gratuitamente em bibliotecas de SC; garanta o seu também!

Obra poética será distribuída em bibliotecas de SC após aprovação em edital da Fundação Catarinense de Cultura

PUBLICIDADE
Livro de autor jaraguaense será distribuído gratuitamente em bibliotecas de SC; garanta o seu também!

Foto: Arquivo pessoal de Rodrigo Domit

A poesia feita em Jaraguá do Sul acaba de ganhar reconhecimento estadual. O livro Coisa Pouca, do escritor Rodrigo Domit, que vive na cidade desde 2013, foi selecionado no Edital de Aquisição de Livros da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A iniciativa, promovida pela Comissão Catarinense do Livro (Cocali), tem como objetivo ampliar o acesso à literatura catarinense por meio da distribuição gratuita de obras para bibliotecas públicas municipais e para a Biblioteca Pública de Santa Catarina.

O edital contempla livros de autores nascidos em Santa Catarina ou que residam no estado há pelo menos dez anos. No caso de Coisa Pouca, a obra reúne poemas breves e reflexivos, abordando temas como amor, solidão e recomeços.

Lançado em 2023 durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), um dos maiores eventos do gênero no país, o livro já coleciona reconhecimentos. Vários dos textos presentes na obra foram premiados em concursos literários nacionais e internacionais, incluindo o tradicional Concurso de Poesias Helena Kolody e o Concurso Internacional da Casa de Espanha.

Rodrigo Domit segurando o livro Coisa Pouca durante evento literário
Foto: Arquivo Pessoal Rodrigo Domit

Um projeto com raízes em Jaraguá do Sul

Rodrigo Domit também é conhecido pelo projeto Concursos Literários, que desde 2011 divulga gratuitamente certames de poesia e prosa no Brasil e no exterior, incentivando novos autores. Este é o terceiro livro publicado por ele, que já lançou também Colcha de Retalhos (2011) e Ruínas da Consciência (2018).

Sobre a seleção no edital, o autor jaraguaense comemora: “É uma oportunidade de levar a poesia a mais leitores, especialmente em espaços públicos e coletivos, onde a literatura pode despertar novos olhares sobre as nossas realidades”.

No poema que encerra o livro, ele resume essa intenção em forma de metáfora:

Ao vento

Cultivo poemas
como sementes
           de plantas desconhecidas

como promessas tácitas
de jardins secretos
          que jamais vislumbrarei

A lista completa das obras contempladas no Edital da FCC está disponível na plataforma do edital: https://aquisicaodelivros.fepese.org.br.

Os livros do autor podem ser lidos gratuitamente ou adquiridos pelo link: https://linktr.ee/publicacoes.

Como isso impacta sua vida?

A inclusão da obra em bibliotecas públicas amplia o acesso à poesia contemporânea produzida na região, valorizando talentos locais e promovendo o hábito da leitura. Para quem vive aqui, é um convite a conhecer a literatura que nasce perto de casa.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br