Cultura

Estação histórica de Guaramirim será revitalizada e seu uso destinado para fins turísticos

A estação ferroviária de Guaramirim foi construída em 1910 e se tornou um marco do desenvolvimento econômico e social do município

10/03/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Estação histórica de Guaramirim será revitalizada e seu uso destinado para fins turísticos

A revitalização da estação ferroviária faz parte do planejamento do governo de Guaramirim, para incentivar o turismo gastronômico e contemplativo e para preservação da história do município. A ideia, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo da Silva, é restaurar o patrimônio histórico e abrir espaço para a sua exploração comercial, por meio de locação de espaços, como uma choperia, venda de lanches e, também, produtos turísticos.

A prefeitura planeja o lançamento de edital de licitação para a revitalização, em especial na parte da cobertura, que está mais comprometida. A estação se confunde com a própria história de Guaramirim. A prefeitura adquiriu o imóvel da União em 2001, mas apesar de estar totalmente quitado, conseguiu a legalização imobiliária somente 15 anos depois, após demandas judiciais para que a antiga Rede Ferroviária Federal outorgasse a escritura definitiva.

Leia mais

A estação ferroviária de Guaramirim foi construída em 1910 e se tornou um marco do desenvolvimento econômico e social do município. De acordo com registros do historiador Ademir Pfiffer, a estação integra o projeto de uma rede ferroviária criado pelo engenheiro Emílio Carlos Jourdan, que serviu para ligar São Francisco a Mafra. O trabalho começou em 1906 e foi concluído em 1913.

O traçado por Guaramirim foi executado entre 1905 e 1910. Na época a estrutura central da cidade era na região onde hoje fica o bairro Imigrantes. Com a construção da estação, o entorno passou a ser motivo de concentração de pessoas, até porque a economia passou a ser gerida por meio dela, relata o historiador.

“A estação beneficiou a economia e a mobilidade, mudou a paisagem, introduziu uma cultura ferroviária e arquitetônica. Mudou o perfil da cidade”, diz Pfiffer.

A estação foi aberta com o nome de Bananal. Nos anos 1940 passou para Guará-Mirim e, mais tarde, Guaramirim.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x