Geral

Estacionamento rotativo terá novo edital e com mudanças substanciais

Uma série de mudanças serão introduzidas, tornando o estacionamento mais eficiente, tecnológico e com preço justo, como registrou o secretário da pasta.

23/02/2021

Por

Estacionamento rotativo terá novo edital e com mudanças substanciais

Um novo edital para prestação de serviços de estacionamento rotativo na cidade será lançado pela Prefeitura, segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, durante encontro com dirigentes lojistas, na semana passada. A Hora Park (Estapar), concessionária dos serviços da Zona Azul Digital vem operando desde o início de 2011, inicialmente com 905 vagas remuneradas e 52 parquímetros, como foi anunciado na época.

O contrato já terminou e foi renovado temporariamente, até que o novo sistema entre em funcionamento. Uma série de mudanças serão introduzidas, tornando o estacionamento mais eficiente, tecnológico e com preço justo, como registrou Bertoldi.

Uma das diferenças em relação ao sistema atual é que o contrato não será mais de concessão, mas sim, de prestação de serviços, o que significa que a arrecadação com o rotativo ficará com o Município, que poderá utilizar em ações voltadas às melhorias no trânsito e revitalização dos equipamentos urbanos.

Pelo atual sistema, a empresa que venceu o serviço em 2011 repassa uma mensalidade de pouco mais de R$ 6 mil para a Prefeitura e fica com o restante da arrecadação. O atual sistema de estacionamento rotativo está implantado em 23 ruas e um total de 1.145 vagas. O novo sistema prevê a ampliação em 11 destas 23 ruas, totalizando 2.048 vagas.

Leia mais: 

VÍDEO: saiba como vai funcionar a locação de bikes elétricas em Jaraguá

Entenda o que é a micromobilidade proposta pelo Vereador Reinke em Jaraguá do Sul

Instalação dos semáforos inteligentes deve começar em maio em Jaraguá

Mais 11 ruas centrais e 2.048 vagas farão parte do edital de concorrência

Conforme o secretário Eduardo Bertoldi existe muitos pedidos para que o estacionamento seja ampliado. Estudo feito pela Secretaria apontou os locais onde haverá a implantação do sistema: Rua Padre Franken, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Rua Ângelo Schiochet, Rua Marina Fructuozo, Rua Leopoldo Manke, Rua Leopoldo Malheiro, Rua Governador Jorge Lacerda, Rua Luiz Kienen, Rua Erich Doubrava, Rua Clemente Baratto e Rua Ferdinando Pradi.

Atualmente, o rotativo não possui sistema de localização de vagas. “No futuro, será possível consultar os locais disponíveis já que as vagas serão georreferenciadas. A consulta poderá ser por aplicativo de celular ou por link no site da Prefeitura”, antecipa Bertoldi.

O novo sistema terá 75 parquímetros instalados em pontos estratégicos na área de abrangência do rotativo, uma média de um equipamento para cada 25 vagas. Para o pagamento, além dos procedimentos atuais, o novo edital vai prever a quitação pela utilização da vaga por meio de cartão de recarga (TAG), com o uso de cartões de débito ou crédito e nos postos de venda instalados em estacionamentos comerciais que queiram aderir ao serviço.

Os valores a serem cobrados estão sendo definidos. O número de áreas especiais para estacionamento de motocicletas será ampliado e haverá cobrança por estes espaços também. O monitoramento será feito por veículos equipados com OCR e 14 agentes contratados pela empresa

Tolerância vai aumentar, mas findo o prazo gera infração de trânsito

Afora isso, o novo sistema prevê um tempo de tolerância de cinco minutos iniciais e de até 10 minutos, para o motorista que pretende estacionar por um curto período, ou àquele que perdeu o prazo para a renovação do serviço. Veículos que estiverem em vagas de estacionamento rotativo sem a permissão ou com o prazo vencido e expirado o período de tolerância terão gerada automaticamente a infração de trânsito. O secretário de Planejamento de Jaraguá do Sul explica que os novos processos de prestação deste tipo de serviço, legalmente, estão proibidos de executar a regularização pós utilização, como acontece no sistema atual, onde a pessoa paga R$ 5,00 e regulariza a pendência, evitando que se transforme em infração de trânsito.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x