Bem-Estar | 07/02/2023 | Atualizado em: 07/02/23 ás 09:33

Estado quer zerar as cirurgias eletivas em SC em meio ano

Mais de 225 mil catarinenses serão diretamente beneficiados

PUBLICIDADE
Estado quer zerar as cirurgias eletivas em SC em meio ano

O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, apresentaram na segunda-feira (6) o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, com a meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado.
O orçamento previsto é de R$ 235 milhões para o Fila Zero até 2026. Estão incluídas no Programa também as pessoas que aguardam por consultas cirúrgicas, exames e diagnósticos, assegurando atendimento prioritário aos pacientes oncológicos.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, o Grupo de Trabalho, criado no dia 13 de janeiro com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde; rede hospitalar credenciada de prestadores de serviços, vinculada ao SUS (Ahesc, Fehosc e Fehoesc), além do colegiado de Consórcios Públicos de Santa Catarina, identificou os principais gargalos na lista de espera do sistema de regulação, levantou a capacidade contratualizada nos hospitais sob gestão estadual e a média de procedimentos dos últimos meses e identificou as fontes de recursos.

Com isso, foi possível estabelecer as prioridades e as diretrizes do Plano, que já começou a ser executado pelos envolvidos. São 105 mil pacientes na fila de espera para cirurgias eletivas, 4,7 mil para cirurgias oftalmológicas ambulatoriais, 117 mil para consultas com a especialidade cirúrgica.
A média de cirurgias eletivas (dez/2021 a nov/2022) foi 8,7 mil/mês e a taxa de não comparecimento em consultas cirúrgica de 33,13%. O Estado divulgou ontem que a capacidade dos hospitais sob gestão estadual – 91 contratos – são de 21 mil cirurgias eletivas mensais.
As demandas mais reprimidas estão relacionadas a ortopedia, cirurgia geral e geniturinário: joelho, quadril, ombro e coluna; aparelho digestivo: vesícula e vias biliares, hérnias, gastroplastias; histerectomias, vasectomias, laqueaduras e cálculos renais; varizes, angioplastias e ablações.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br