Economia

Estimativas da safra de verão para SC traz aumento na produção de milho

O milho deve retornar aos patamares médios históricos, depois de uma forte quebra na safra passada

28/09/2021

Por

Estimativas da safra de verão para SC traz aumento na produção de milho

Ilustrativa

Se tudo correr bem e o clima ajudar, a safra de verão 2021/22 em Santa Catarina deve apresentar um bom resultado. O milho deve retornar aos patamares médios históricos, depois de uma forte quebra na safra passada. A soja segue no crescimento sistemático dos últimos anos, provocado pela ampliação constante da área plantada. O arroz permanece estável, com uma discreta perda de produção. A banana também tem expectativa de crescimento da produção, diante de problemas climáticos que atingiram os pomares e causaram perdas na safra passada. A produção de maçã permanece praticamente estável.

Os números foram apresentados pela Epagri/Cepa em evento on-line realizado na tarde da segunda-feira (20). O JDV apresenta a previsão de safra dos dois principais produtos cultivados na região.

Arroz – Com 39% da área plantada, o arroz é a cultura mais adiantada entre os grãos de verão em Santa Catarina. Segundo o levantamento da Epagri/Cepa, o Estado deve colher 1.222.102 toneladas de arroz nesta safra de verão, contra 1.248.852 toneladas produzidas no ciclo agrícola anterior, uma redução de -2,1%. As pequenas quedas na área plantadas (-0,4%) e na produtividade (-1,7%) justificam essa perda.

Banana – Mantendo praticamente a mesma área plantada, o Estado deve produzir 725.217,8 toneladas de banana na safra 2021/22, o que é 48,2% a mais do que safra passada, quando se produziu 489.406 toneladas. A safra passada foi comprometida por vendavais e pelo ciclone-bomba que atingiu bananais. A expectativa da Epagri/Cepa é de que a produtividade média fique em 25.396,3 kg/ha, o que é 46% a mais do que na safra anterior.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x