Estadual

Estrela da constelação de Orion recebe nome de “Jesse e Shurastey”

O registro é considerado apenas simbólico pela comunidade científica

02/07/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Estrela da constelação de Orion recebe nome de “Jesse e Shurastey”

Jesse Koz/Arquivo Pessoal/Reprodução

Uma estrela da constelação Orion, que pode ser vista de vários lugares do mundo, foi registrada com o nome do influenciador catarinense Jesse Koz e do cão Shurastey, que morreram em um acidente de carro no dia 23 de maio, nos Estados Unidos. 

A inscrição do nome do influenciador e do cão foi feita por Daniel Trevizan de São Paulo em um site internacional. 

No dia 30 de junho, a página  “Online Star Register” (clique aqui) reservada para a estrela “Jesse e Shurastey” acumulava mais de 500 comentários.

“Um presente inimaginável na minha mente. De qualquer lugar da terra, acessando as coordenadas, e com um telescópio será possível vê-la”, escreveu a tia de Jesse nas redes sociais.

Seguindo Trevizan, a inscrição foi feita após o pagamento de uma taxa de R$ 240. A certificação é enviada para o e-mail informado e pode ser consultada em todo o mundo.

O registro é considerado apenas simbólico pela comunidade científica, já que a autoridade internacionalmente reconhecida para denominar corpos celestes é União Astronômica Internacional (UAI), segundo o astrônomo amador Jocimar Justino.

No site da União Astronômica Internacional há uma página que esclarece sobre os registros oficiais de estrelas.

Nela, a UAI diz que “recebe frequentemente pedidos de privados que pretendem comprar estrelas ou dar-lhes nomes de pessoas. Certas empresas comerciais supostamente prestam esse serviço por uma determinada taxa. No entanto, esses ‘nomes’ não têm qualquer validade formal ou oficial. As mesmas regras aplicam-se às constelações e galáxias”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x