Estudante de Jaraguá do Sul é recordista catarinense no cubo mágico
Estudante Artur Augusto Mendes, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Atayde Machado, no bairro Czerniewicz, tem uma habilidade incrível com as mãos

Você conhece o cubo mágico e sabe manuseá-lo? O estudante Artur Augusto Mendes, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Atayde Machado, no bairro Czerniewicz, tem uma habilidade incrível com as mãos e é o 30º mais rápido do Brasil e o primeiro em Santa Catarina, medido nas competições que participa.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
O cubo mágico é um dos quebra-cabeças mais incríveis do mundo. Todo colorido e tridimensional, que pode ser misturado em 43 quintilhões de posições diferentes sendo apenas uma a correta. Um desafio que intrigou diversas gerações e até hoje é considerado o brinquedo mais vendido do mundo.

Não é necessário um nível intelectual específico para montar o cubo de Rubik, ou para montá-lo em um tempo específico. Para diminuir seus tempos basta conhecer e aplicar métodos avançados e para isso é necessária prática, não apenas inteligência.
E isso Artur Mendes faz muito bem. Ele começou em 2022, vendo na internet, o que lhe despertou o interesse e começou a pesquisar mais e a praticar. No começo – conta – demorava até dois minutos para alinhar as cores, utilizando as duas mãos, mas a prática trouxe-lhe agilidade e em competição realizada nos dias 26 e 27 de outubro, na Univali, em Itajaí, com 56 competidores de cinco estados, bateu o recorde no cubo 3x3x3 clássico, com tempo de 7.28 segundos.
Mas, já conseguiu durante o treino fazer em pouco mais de 4 segundos. Ele também utiliza apenas uma mão, tornando a atividade um pouco mais difícil, mas sempre abaixo de 15 segundos. O estudante tem como principal apoiador e único patrocinador o próprio pai, o professor Daniel Mendes.
Segundo o pai, por enquanto não existe nenhuma parceria, mas acredita que a popularização do cubo mágico poderá despertar interesse e ganhar apoio para cobrir as despesas nas competições, desde inscrições, transporte e estadia. “É dispendioso e não conseguimos participar de todas as competições que surgem pelo aspecto financeiro”, conta.
Existe ideia de trazer uma competição para Jaraguá do Sul. Artur, é o único praticante da cidade que participa das competições e quer que a prática seja expandida e novos jogadores surjam, para popularizar o quebra-cabeça tridimensional.
Quebra-cabeça melhora raciocínio lógico e potencializa a concentração
O cubo mágico, criado em 1974 pelo húngaro Ernö Rubik, além do entretenimento, ajuda a aprimorar a leitura, desenvolver a interpretação, aumentar a autoestima, incentivar o interesse e a iniciativa, melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração.
Esse intrigante cubo de seis faces e cores oferece um desafio aparentemente simples: alinhar todas as faces de modo que cada uma apresente uma única cor. No entanto, por trás dessa simplicidade, esconde-se um universo complexo de combinações que desafia tanto a mente quanto a paciência dos entusiastas do quebra-cabeça.
O cubo mágico possui mais de 43 quintilhões de combinações possíveis. Mesmo com o número astronômico de combinações, resolver o cubo mágico não é uma tarefa impossível. Com métodos e algoritmos específicos, muitos resolveres experientes conseguem completar o quebra-cabeça em menos de 10 segundos.
É o caso do estudante jaraguaense Artur Augusto Mendes. Ele mostrou, na redação do JDV a habilidade com o cubo e as medalhas que conquistou nas competições.
Quer saber mais sobre “Estudante de Jaraguá do Sul é recordista catarinense no cubo mágico” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline