Schroeder | 12/08/2025 | Atualizado em: 12/08/25 ás 20:58

Estudantes da Escola Castro Alves trabalham na produção de uma horta

“Acreditamos que aprender vai muito além da sala de aula”, afirmou a diretora

PUBLICIDADE
Estudantes da Escola Castro Alves trabalham na produção de uma horta

Foto: Secretaria de Educação/Divulgação

A Viacredi realizou a entrega do fundo social para a horta da Escola Municipal Castro Alves e Jardim de Infância Cantinho Alegre, no bairro Duas Mamas, em Schroeder. O projeto foi desenvolvido através da Associação de Pais e Professores (APP) do centro educacional no valor de R$ 6 mil, a iniciativa vai beneficiar os mais de 50 alunos da unidade, entre maternal II a 5º ano, sendo multiseriada.

A diretora Francielle Nascimento, uma das responsáveis pelo projeto, comentou sobre a atividade. “Queremos valorizar práticas pedagógicas que estejam conectadas com a realidade dos nossos alunos, acreditamos que aprender vai muito além da sala de aula e que o contato com a terra, o cultivo e o cuidado com o meio ambiente são experiências ricas, significativas e formadoras”, afirmou a diretora.

Com o envolvimento direto do professor Harildo Konell, a escola municipal elaborou um plano detalhado, com o passo a passo da implantação do projeto, formas de desenvolvimento com os alunos e todos os recursos necessários. “Realizamos orçamentos de materiais, conforme exigido, incluindo ferramentas como enxadas, pás, botas, regadores, além das mudinhas de verduras”, completou Francielle.

Djuli Konell (orientadora), Francielle Nascimento (diretora), Fabiane Jung (gestora da agência) e Maitê Wehrmeister (consultora de negócios). | Foto: Secretaria de Educação/Divulgação

Com o valor recebido, a unidade já fez parte da compra dos materiais e os alunos estão participando ativamente do preparo do espaço da horta. Aprendendo sobre medições, cálculos de espaçamento entre os canteiros e aplicando conteúdos de matemática, ciências e outros campos. Ou seja, estão vivenciando o prazer de colocar a mão na terra, de cuidar e de ver a natureza responder com crescimento e vida.

“Estamos imensamente gratos por essa conquista, que representa não apenas um recurso financeiro, mas uma oportunidade de aprendizagem concreta, de trabalho em equipe e de valorização da nossa identidade como escola do campo. Também é um propósito disseminar esta prática na rotina das famílias do bairro, bem como incentivar o consumo de alimentos orgânicos saudáveis na alimentação”, finalizou.

Saiba mais além da escola: Jaraguaense é campeão da 6ª etapa do estadual

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Felipe Junior

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br