Vai de álcool ou gasolina? Mitos e verdades sobre abastecer o carro com etanol
Foto: Engin Akyurt/Pexels
Qual motorista nunca se deparou com a mesma dúvida na hora de encostar no posto: “vale mais a pena colocar etanol ou gasolina?”. A resposta não é simples, porque envolve economia, desempenho, tecnologia e até questões ambientais. E justamente por isso, o assunto é terreno fértil para boatos e informações desencontradas.
O fato é que o etanol acompanha a história do Brasil desde os anos 1970, quando o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) marcou o início da busca por alternativas à gasolina. Décadas depois, mesmo sendo parte da rotina de milhões de pessoas, o etanol continua no centro de questionamentos: será que rende menos? Ele realmente tem muita água na composição? Prejudica o motor?
Para entender melhor os mitos e verdades que ainda rondam o imaginário dos motoristas, contamos com a expertise da equipe jaraguaense da Rede de Postos Mime – com mais de 45 anos de existência e presente em mais de 25 cidades de Santa Catarina.

8 mitos e verdades sobre abastecer o carro com etanol
1. O etanol tem muita água
Mito.
A ideia de que o etanol seria um combustível “diluído” em água é equivocada. O etanol hidratado, vendido regularmente nos postos brasileiros, contém até 5% de água em sua composição. Essa fração é estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e faz parte do processo de fabricação, não sendo resultado de adulteração. Os veículos flex são desenvolvidos para funcionar sem qualquer prejuízo nessa condição. Só há problema quando ocorre fraude, com adição acima do limite permitido, situação que caracteriza adulteração.
2. É difícil dar partida no carro pela manhã
Mito.
Esse mito vem de uma época em que os carros ainda usavam carburadores, especialmente em regiões de clima frio, quando realmente havia dificuldade em ligar o motor abastecido com álcool. Hoje, o cenário é completamente diferente. Os veículos atuais contam com injeção eletrônica e sistemas de gerenciamento eletrônico, capazes de ajustar a mistura de combustível conforme a temperatura. Isso elimina a dificuldade de ignição e mostra como o avanço tecnológico deixou para trás problemas que marcaram gerações anteriores de motoristas.
3. O etanol rende menos que a gasolina
Mito.
Apesar de o etanol ter 25% a 30% menos energia por litro em relação à gasolina, a diferença de preço faz com que o etanol seja mais vantajoso no custo por quilômetro rodado. No entanto, vale prestar atenção à conhecida “regra dos 70%” (etanol compensa se custar até 70% do valor da gasolina) é apenas uma referência. Cada motorista deve fazer o cálculo real no próprio carro, considerando também o estilo de direção e as condições de uso.
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4. O etanol prejudica o motor
Mito.
Longe de ser um vilão, o etanol pode até ser considerado um aliado da manutenção. Ele possui efeito detergente, ajudando a manter limpos os bicos injetores e as câmaras de combustão. Isso reduz a formação de depósitos de resíduos que prejudicam a eficiência. Carros flex foram projetados para lidar sem dificuldade com o combustível, sem risco de corrosão ou desgaste anormal.
5. É preciso alternar entre gasolina e etanol
Mito.
A crença de que abastecer continuamente apenas com etanol ou apenas com gasolina faria mal ao carro não procede. Os veículos flex são equipados com sensores que identificam o combustível e ajustam automaticamente a mistura de injeção para garantir o melhor desempenho. Isso significa que não há necessidade de alternar. Um carro pode rodar a vida inteira com etanol, se o motorista assim preferir, sem qualquer prejuízo mecânico.
6. O etanol deixa o carro mais potente que a gasolina comum
Verdade.
O etanol possui índice de octanagem entre 107 e 110, bastante superior ao da gasolina comum brasileira, que gira em torno de 87. Quanto maior a octanagem, mais resistente o combustível é à detonação, permitindo maior taxa de compressão nos motores e, consequentemente, melhor desempenho. Na prática, isso significa que, em determinados modelos, o carro pode rodar de forma mais potente e até com respostas mais rápidas ao volante.
7. O etanol é melhor para o meio ambiente
Verdade.
Produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, o etanol é um biocombustível renovável e considerado uma alternativa mais limpa que a gasolina. Sua queima emite menos gases de efeito estufa, ajudando a reduzir o impacto ambiental da frota veicular. Embora sua produção agrícola envolva desafios, como uso intensivo de recursos naturais, o balanço final é positivo: o etanol contribui para uma matriz energética mais sustentável e menos dependente do petróleo.
8. O etanol é sempre a opção mais barata
Mito.
O preço na bomba costuma ser menor que o da gasolina, mas isso não garante economia em todas as situações. O rendimento inferior precisa ser levado em conta, e em algumas regiões a diferença de preço não compensa. É por isso que o motorista deve acompanhar o mercado local e calcular o custo real por quilômetro rodado. Só assim é possível decidir, de forma prática, qual combustível oferece a melhor relação entre desempenho e economia.
E aí, quando você chega para abastecer no posto – o que pesa na decisão: o preço, a autonomia, a sustentabilidade ou algo mais? Pense nisso da próxima vez que escolher o combustível ideal para o seu carro flex.
Como isso impacta a sua vida?
A escolha entre etanol e gasolina vai além de uma simples conta no posto. Ela influencia diretamente no quanto você gasta por mês com combustível, no desempenho e na autonomia do seu carro e até na pegada ambiental da sua rotina. Conhecer os mitos e verdades sobre o etanol permite avaliar melhor cada situação: em alguns momentos ele pode ser a opção mais econômica, em outros a gasolina pode se mostrar mais vantajosa.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.