Sem categoria

Evento mundial das igrejas se repete na Chiesetta Alpina

Pelo segundo ano, a Chiesetta Alpina será o único templo religioso do Brasil a participar do evento “La lunga notte delle chiese”, ou “A longa noite das igrejas”, também conhecida como noite branca, que mistura religiosidade, cultura e gastronomia.

07/06/2019

Por

Evento mundial das igrejas se repete na Chiesetta Alpina

 Pelo segundo ano, a Chiesetta Alpina será o único templo religioso do Brasil a participar do evento “La lunga notte delle chiese”, ou “A longa noite das igrejas”, também conhecida como noite branca, que mistura religiosidade, cultura e gastronomia. Na Itália, iniciou em 2015 na Diocese de Belluno-Feltre e envolveu, no ano passado, 16 dioceses de sete regiões, com 40 igrejas que abriram as suas portas para iniciativas diferentes.

Na América do Sul, apenas a Chiesetta Alpina (Brasil) e em Buenos Aires (Argentina). O objetivo é envolver a igreja na vida social da cidade, para dar um sinal de contemporaneidade e presença na comunidade. Em 2018, no dia 8 de junho, o monumento à fé do imigrante foi aberto para um momento de oração, com liturgia composta de cantos sacros, salmos, reflexões bíblicas e uma breve reflexão sobre o tema proposto.

Na segunda parte, teve o momento artístico e cultural, com apresentação musical e louvores e, em seguida, com o acordeonista Rafael Petry. O terceiro momento teve cultura e gastronomia no salão da Chiesetta, com participação da família Petry e da equipe do chefe de cozinha Camargo Ronchi, com pratos da gastronomia italiana.

No pátio da Chiesetta, uma pequena fogueira iluminou a montanha na gelada noite, enquanto que na planície as luzes da cidade de Jaraguá do Sul e de cidades vizinhas davam um espetáculo panorâmico indescritível.

No registro italiano de “La lunga notte dele chiese”, o evento é “un’idea per avvicinare la comunitá”.

 

Noite de sexta-feira será marcada por muitas luzes no Monumento

 E é com o propósito de aproximação, que o Instituto Chiesetta Alpina, vai realizar o evento pelo segundo ano seguido, na sexta-feira, 7 de junho, às 20h. O tema para refletir este ano é “Luz” e o subtema é uma indagação: “De qual luz eu me deixo iluminar? ”. A interpretação para reflexão é diversa: luz como esperança e presença de Deus, luz na arquitetura do lugar de culto e luz física para iluminar a escuridão das cidades e das casas.

Essa reflexão será feita pelo Padre Rubens, reitor do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, junto com os noviços. Em seguida, LeMucca Espaço Musical, com a participação de músicos e do coral, farão apresentação de canções como Memory, Ave Maria, Agnus Dei, Amazing Grace, A lista, Romaria, Certos Amigos, Asa Branca e Andanças.

No salão haverá degustação de massas italianas, com a participação de Cícero Murara (que deixa o púlpito para mostrar seus dotes na cozinha) e de Juca Dalmarco e equipe. E mais a música de Lemucca Espaço Musical.

 

Confira como foi no ano passado: 

Notícias relacionadas

x