Fim de semana em Jaraguá terá agenda cultural e cuidados com a saúde; veja a programação
Foto: Divulgação/Museu Histórico Emílio da Silva
Jaraguá do Sul está com a agenda cheia neste fim de semana, com opções que vão da literatura infantil a exposições históricas, passando por crônicas bem-humoradas e atividades de prevenção à dengue. É programa para todas as idades e gostos. Confira os destaques:
Exposição celebra a cultura negra
No Museu Histórico Emílio da Silva segue até 18 de dezembro a exposição “A Presença Negra em Jaraguá do Sul: Invisibilidade e Resistência“. A mostra traz fotografias e documentos que revelam aspectos pouco visibilizados da história local. São dois blocos temáticos: “Invisibilidade“, que destaca como o racismo estruturou a cidade, e “Resistência“, que celebra as contribuições negras à identidade jaraguaense. O museu funciona nesta sexta em horário normal e no sábado das 9h às 15h.

Rima e cor na Biblioteca
Na Biblioteca Pública Rui Barbosa, segue até dia 28 a mostra “Rima ou Combina?” da educadora Bruna Caroline. A exposição mistura livros infantis e objetos coloridos feitos pelos alunos do Colégio Marista São Luis. A ideia é explorar a linguagem de forma divertida, com palavras que rimam, combinam ou simplesmente provocam curiosidade. O objetivo, segundo a autora, é despertar o encantamento pela linguagem desde a infância.
Crônicas de um intercâmbio
Ainda na biblioteca, sábado às 10h tem o lançamento do livro “História de um Intercâmbio de Verão“, de Jeici Carla Eischastadt. A obra é recheada de crônicas curtas e engraçadas sobre a experiência da autora e seus colegas nos Estados Unidos. Situações de gafe, choque cultural e laços criados entre brasileiros ganham destaque na narrativa leve e bem-humorada
Sábado é dia de combater a dengue
Pra fechar o sábado, a Prefeitura promove uma ação na praça Ângelo Piazera em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue. Das 8h às 12h, equipes da Vigilância em Saúde farão orientações, distribuirão materiais e promoverão jogos interativos para crianças. A ideia é mobilizar a população para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Como isso impacta sua vida?
A programação do fim de semana mostra como Jaraguá do Sul valoriza a cultura, a memória e o bem-estar da população. De exposições educativas a iniciativas de saúde, são oportunidades para se envolver com a cidade, aprender algo novo e cuidar da comunidade.
Conteúdos em alta
Nicolas Cauduro
Estudante de Jornalismo, nascido em Jaraguá do Sul, criador de conteúdo digital sobre futebol e apaixonado por esportes. Sempre em busca de uma nova história para contar.