Jaraguá do Sul

Ex-pracinha Walter Hertel 100 anos de idade e um livro de vida

Recebeu homenagens, por meio de manifestações, da Orquestra da Scar

20/12/2022

Foi uma noite de emoções, de recordações e de muita história. O panorâmico da Scar foi o local escolhido pela Família Hertel para celebrar os 100 anos de vida de Walter Carlos Hertel e para o lançamento do livro histórico “Diário da Segunda Guerra Mundial” (Design Editora, 198 páginas), que foi organizado por Dionara Radünz Bard e traz a transcrição integral de seus diários, fotografias e mais alguns complementos, como quando revisitou os locais de combate décadas depois, e o prefácio do jornalista Flávio José Brugnago, do JDV.

Traz, também, informações familiares e relatos pessoais das suas atividades comerciais, sociais e de participação comunitária, que não são poucas. É um legado de quem tem história e que a vivencia e participa ativamente dela, em Jaraguá do Sul, como empreendedor e um dos fundadores da CDL, da Scar, do Clube de Bolão Az de Ouro (Baependi), da Associação dos Veteranos da FEB/Jaraguá do Sul e da Associação Museu da Paz, entre outras.

Tudo pode ser encontrado no livro, com informações detalhadas e imagens. O lançamento e a celebração do centenário de Walter Carlos Hertel, na quinta-feira, 15 de dezembro, foi um evento discreto, o que sempre o caracterizou, com convidados que tiveram e têm correlação com a história da família.

Recebeu homenagens, por meio de manifestações, da Orquestra da Scar, a qual integrou em 1956 e que deu origem à sua fundação, da Seccional Jaraguá do Sul da ANVFEB (a qual preside), da secretária de Cultura Natália Petry, dos deputados eleitos e diplomados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, do prefeito Jair Franzner.

O neto Carlos Hertel (Kako), muito emocionado, falou em nome da família e do orgulho que tem do “ôpa” pelo exemplo de integridade, de honestidade, de trabalho, de participação comunitária e de dedicação à família, nesses 100 anos de vida.

O livro é uma preciosidade histórica. Os registros são únicos, de quem esteve no front, onde foi soldado mensageiro, intérprete e que escapou algumas vezes da morte no meio dos combates ferozes nas frentes de batalhas, contra inimigos muito bem armados e treinados.

A publicação não será vendida, mas sim, distribuída gratuitamente aos amigos, familiares e doada para escolas e bibliotecas. Todos os que participaram da comemoração do aniversário receberam exemplares do livro como presente.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x