Joinville | 17/09/2025 | Atualizado em: 17/09/25 ás 13:10

Joinville recebe feira com foco em inovação e negócios; saiba mais sobre

PUBLICIDADE
Joinville recebe feira com foco em inovação e negócios; saiba mais sobre

Foto: Divulgação/ExpoInovação

A ExpoInovação 2025 abre as portas hoje em Joinville e segue até amanhã, 18 de setembro. Com apoio do Sebrae SC, o evento deve movimentar a economia regional ao reunir 5 mil participantes, 160 marcas e 100 startups. A programação soma mais de 50 horas de conteúdo distribuídas em quatro palcos simultâneos.

Empresas consolidadas, startups em busca de conexões estratégicas e instituições de todo o estado veem na feira uma vitrine para ampliar negócios e fortalecer parcerias. Nesta edição, o tema é “Além do óbvio: o futuro que já começou”.

Organizada pela Softville com apoio da Prefeitura de Joinville, do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITI) e do Sebrae/SC, a ExpoInovação tem o objetivo de conectar o público aos desafios reais enfrentados pelas empresas em um mundo em constante transformação. O evento busca também impulsionar o ecossistema de inovação regional e atrair novos investimentos.

Grasiéle Nazário, executiva da Softville e integrante da equipe de organização, explica que nesta edição o evento trará ainda mais temas variados para dialogar com todas as áreas das empresas. “Vamos tratar de inovação, cultura organizacional, marketing, vendas, inteligência artificial, gestão, produto e muito mais. A ExpoInovação é um evento transversal, voltado à inovação e às novas tecnologias para empresas de todos os setores”, resume.

Segundo Grasiéle, o evento tem papel estratégico na consolidação de Joinville como polo de tecnologia e empreendedorismo. “A ExpoInovação passou a fazer parte definitivamente do calendário de Joinville. É um espaço estratégico para mostrar a força do nosso ecossistema de inovação, reunindo empresas, startups, universidades e o poder público em torno de um mesmo propósito”, reforça.

Daniel Moreira, também da Softville, lembra que a ExpoInovação nasceu em 2013, ainda de forma simples, com palestras noturnas organizadas voluntariamente. Ao longo dos anos, o evento evoluiu e ganhou corpo. Hoje, ocupa 4 mil m² no Expocentro Edmundo Doubrawa com uma programação intensa, incluindo palestras silenciosas, acompanhadas por fones de ouvido.

“A ExpoInovação é um espaço de conexões. É onde empresas, startups, profissionais e estudantes encontram inspiração, trocam experiências e abrem caminhos para inovar”, reflete Daniel.

Grandes nomes no palco

Entre os destaques, estão nomes de peso que vão marcar a programação. O primeiro é Dado Schneider, que abre o evento em 17 de setembro, às 14h, com reflexões sobre o futuro do trabalho, a convivência entre gerações e os novos caminhos que empresas e profissionais precisam adotar para prosperar em tempos de mudanças aceleradas. Dado é conhecido por sua forma irreverente de apresentar conteúdo, com exemplos práticos e de impacto. Criador da marca Claro, ele é autor dos livros “O mundo mudou… Bem na minha vez!” e “Desacomodado”.

Outro nome confirmado é Luciano Potter, um dos principais comunicadores do Sul do Brasil. Ele fará o encerramento do primeiro dia do evento, às 19h30, com a palestra “Por que ouvir histórias vai mudar sua vida”. Potter vai mostrar como o poder da escuta pode revolucionar relações humanas e ambientes corporativos, abordando também como detectar tendências e criar conexões mais genuínas nas equipes. Ele também compartilha sua jornada pessoal, conectando a temática da escuta à realização pessoal.

O encerramento da ExpoInovação, em 18 de setembro, às 19h30, será com Arthur Gubert, criador dos podcasts “Caixa Preta” e “Nós na História”. Gubert vai apresentar caminhos práticos para lidar com os desafios da mudança, compartilhando bastidores da transformação digital e estratégias aplicáveis para empresas que desejam se reinventar na era do conteúdo.

Batalha de Startups promete agitar

Um dos momentos mais esperados é a Batalha de Startups, que acontece no dia 18 de setembro, às 18h30. Dez startups selecionadas após um rigoroso processo de inscrição e avaliação vão disputar um prêmio de R$ 10 mil a fundo perdido. Participam: Aiooh, Evous, Orcon, Indicafy, MA.IA Solutions, Nanobiocell, Netcred, Plataforma Coostura, Synvo e TEAjudo Healthtech.

A competição acontece no palco 360º e é organizada pelo JoinVC, Hub de Aceleração e Investimentos do Join.Valle. Além do prêmio em dinheiro, as startups vão apresentar seus pitches ao vivo para investidores e receber feedbacks que podem nortear ajustes no produto, na estratégia e no posicionamento de mercado.

“O objetivo é gerar conexões e acelerar o crescimento de quem está pronto para escalar. A arena da Batalha é, ao mesmo tempo, um palco de competição e uma vitrine de oportunidades”, destaca Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle. Na edição anterior, a vencedora foi a Futuriza, que segue colhendo resultados a partir da visibilidade conquistada no evento.

Como isso impacta sua vida?

Empresários, estudantes, empreendedores e profissionais de Jaraguá do Sul têm na ExpoInovação 2025 um ponto de encontro com as tendências que vão moldar o futuro dos negócios. A proximidade geográfica com Joinville facilita o acesso ao evento, que é uma oportunidade para se atualizar, fazer networking, trocar experiências e abrir portas para novos projetos inovadores.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br