Cotidiano | 18/11/2025 | Atualizado em: 18/11/25 ás 17:31

Exposição na Prefeitura marca Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá abriu a Semana da Consciência Negra com uma exposição impactante.

PUBLICIDADE
Exposição na Prefeitura marca Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul deu início à Semana da Consciência Negra com uma exposição especial em frente à Caixa Econômica Federal. A ação destaca a luta contra o racismo e reforça o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa.

Exposição abre ações da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

Começou nesta segunda-feira (17) uma programação especial promovida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul em alusão ao Dia da Consciência Negra. Até quarta-feira (19), trabalhos escolares estarão expostos na área coberta em frente à Agência da Caixa Econômica Federal, junto à sede da Prefeitura.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e busca promover a reflexão sobre a igualdade racial e o enfrentamento ao preconceito no ambiente escolar e na sociedade.

Educação como motor de mudança

A secretária de Educação, Iraci Müller, destacou que o racismo ainda é uma realidade no Brasil, e que a escola é um espaço fundamental para transformação social:

“Trabalhamos ao longo do ano habilidades voltadas à valorização da igualdade. Esperamos que as sementes plantadas hoje construam um futuro com mais equidade”, disse.

Discurso de união e responsabilidade

O vice-prefeito João Pereira lembrou a dívida histórica do país com a população negra:

“A discriminação é reflexo de um processo cultural instalado desde a escravidão. É uma mudança lenta, mas com empatia e educação podemos transformar essa realidade”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Stela Vivian Martins Dias, reforçou a importância da união entre sociedade e poder público para criar políticas inclusivas.

“Precisamos de ações conjuntas para garantir avanços reais em Jaraguá do Sul.”

Por mais representatividade

Representando o Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (MOCONEVI), Francisco Alves defendeu mais espaço e visibilidade para a população negra.

“A igualdade será real quando houver mais representatividade tanto no setor público quanto no privado. É a forma de garantir o respeito ao artigo quinto da Constituição.”

Como isso impacta sua vida?

A valorização da Consciência Negra em Jaraguá do Sul não é apenas uma homenagem, mas um chamado à responsabilidade coletiva. Ações como essa plantam sementes para uma sociedade mais empática, inclusiva e justa — e isso começa com cada cidadão.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br