Museu de Balneário Piçarras inaugura exposição sobre o Titanic, saiba todos os detalhes
Museu Oceanográfico inaugura ala com acervo sobre o naufrágio mais famoso do mundo
Foto: Divulgação/Museu Oceanográfico Univali
A história do Titanic, um dos maiores naufrágios da história, agora pode ser explorada de perto em Santa Catarina. O Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras, acaba de inaugurar a mais completa exposição permanente sobre o Titanic da América Latina, reunindo peças originais, réplicas, fotos e objetos que ajudam a contar os bastidores dessa tragédia histórica.
A novidade faz parte da ampliação do museu, que dobrou sua área de visitação e se consolidou como o segundo maior museu oceanográfico do mundo, com mais de dois mil metros quadrados de área expositiva. A nova ala dedicada ao Titanic oferece uma experiência imersiva e educativa, com conteúdo acessível para todas as idades.

Réplicas, documentos e curiosidades do Titanic
A exposição traz um acervo impressionante com louças, instrumentos de navegação, modelos detalhados do navio, roupas de época, ferramentas e registros jornalísticos. Além disso, o público pode explorar painéis informativos e ilustrações que contextualizam a construção, a viagem e o naufrágio do Titanic.
Todo o material foi reunido com curadoria especializada, oferecendo uma linha do tempo que ajuda o visitante a entender as causas, consequências e os desdobramentos do acidente marítimo que chocou o mundo em 1912.
Museu traz outras atrações inéditas em SC
Quem visitar o museu também poderá conhecer a exposição sobre as regiões polares, com cinco salas dedicadas ao Ártico e à Antártica. O espaço é considerado um dos mais completos da América Latina e destaca o trabalho do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
Conteúdos em alta

Outra atração é a ala que conta a evolução do mergulho, com equipamentos raros e registros históricos. A exposição sobre poluição marinha também chama a atenção, ao abordar o impacto da ação humana sobre os oceanos, com foco em educação ambiental.
A nova fase do Museu Oceanográfico Univali contempla ainda temas como a pesca artesanal, com destaque para as tradições das comunidades costeiras brasileiras. Há também um setor dedicado à “Caça à Baleia”, que narra a história da prática desde os povos ancestrais até a era industrial, com foco no contexto brasileiro.

A exposição “Embarcações Tradicionais” permite uma viagem pelos diferentes modelos de barcos usados em várias partes do mundo, reforçando a conexão entre cultura, história e o universo marítimo.
Como isso impacta sua vida?
A nova ala sobre o Titanic e as demais exposições permanentes ampliam as opções de lazer qualificado na região, especialmente para famílias e escolas. A apenas duas horas de Jaraguá do Sul, o museu se torna um destino atrativo para quem busca conhecimento, curiosidade e experiências transformadoras.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.