Falta de medicamentos preocupa Jaraguá do Sul
Este cenário é observado no país inteiro
A alta demanda está causando falta de antibióticos e alguns medicamentos para síndromes respiratórias nas farmácias jaraguaenses. Isso acontece pela ausência de matéria prima/insumos para a produção dos medicamentos, principalmente os pediátricos. Este cenário é observado no país inteiro.
De acordo com o pediatra da rede, Rodrigo Ferreira, este ano os quadros respiratórios começaram mais cedo. Para ele, isso ocorre por causa do retorno das crianças à vida normal, depois de dois anos de isolamento. “Normalmente percebemos um aumento nas síndromes respiratórias no inverno, mas este ano está sendo diferente e a indústria não estava preparada para a alta demanda fora de época. Outra questão é que muitos laboratórios farmacêuticos diminuíram a produção de alguns medicamentos, porque estes não estavam tendo procura em função da pandemia”, disse.
De acordo com o secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, as compras e buscas por fornecedores estão sendo monitoradas pela Central de Abastecimento Farmacêutico do município, assim como toda equipe técnica orientada quanto à prescrição de medicamentos existentes na farmácia SUS.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!