Educação

FCEE lança nesta quinta-feira portal da Superdotação em Santa Catarina

O objetivo é desmistificar estereótipos, valorizar a produção artística e qualificar o atendimento pedagógico especializado da pessoa com altas habilidades/superdotação

28/06/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

FCEE lança nesta quinta-feira portal da Superdotação em Santa Catarina

Ascom/FCEE

Na próxima quinta-feira (30), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) lança o portal da Superdotação de Santa Catarina. O lançamento será às 15 horas, no Museu da Escola Catarinense (MESC), em Florianópolis. 

A solenidade de lançamento marcará a abertura da exposição “Lendo e Relendo Cruz e Souza”, com ilustrações produzidas por jovens estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), um dos centros especializados da Fundação, com base em poemas do escritor catarinense. 

O evento contará com a performance e leitura de poemas de Cruz e Souza pelo ator catarinense JB Costa. 

“O portal é a concretização de um grande trabalho desenvolvido. Será um acervo de fácil acesso, onde as famílias poderão buscar informações de qualidade, de forma assertiva.  Viabilizar esse acesso através de uma fonte segura é vital para as famílias, é a democratização da informação de qualidade”, comenta a coordenadora do NAAH/S,Andréia Panchiniak.  

De acordo com a coordenadora, pessoas com indicativo de altas habilidades apresentam necessidades educacionais e um ritmo de desenvolvimento cognitivo acima da média para sua faixa etária. 

“São pessoas que possuem facilidade e rapidez na aquisição de conhecimento, que pode ser em uma área isolada ou combinada. Essas características exigem ferramentas específicas e apoios diferenciados, para que o potencial individual de cada um possa ser estimulado”, complementa.

O portal é uma iniciativa inédita na área da superdotação do Estado, desenvolvida pela FCEE a partir da parceria técnico-científica firmada com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão/UFSC. 

O objetivo é desmistificar estereótipos, valorizar a produção artística e qualificar o atendimento pedagógico especializado da pessoa com altas habilidades/superdotação, que compõem o público da Educação Especial. 

No endereço superdotacao.fcee.sc.gov.br, estarão reunidas as principais informações relacionadas às altas habilidades/superdotação, como diretrizes, mitos, dúvidas frequentes, além da  relação de onde buscar atendimento especializado em todas as regiões do Estado. 

O portal da superdotação centraliza, também, informações sobre ensino e aprendizagem, elucidando técnicas, métodos de ensino e avaliação dos indicadores, apresentando cursos e capacitações para o profissional da educação especial. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x