Educação

Febic 100% virtual começa na tarde de domingo

O cerimonial de abertura acontece no dia 18 de outubro, domingo, às 16h, e a premiação está definida para o período de 30 e 31 deste mês.

15/10/2020

Por

Febic 100% virtual começa na tarde de domingo

A Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em sua quinta edição, vai acontecer virtualmente entre os dias 18 e 31 de outubro, em Jaraguá do Sul, promoção do IBIC – Instituto Brasileiro de Iniciação Científica. Realizada desde 2016 e com participação crescente, este ano, por conta da pandemia, a coordenação teve de se reinventar realizando-a de modo virtual e, assim mesmo, com 340 trabalhos participantes de várias cidades catarinenses e Estado, demonstrando que é uma das maiores e mais bem prestigiadas Feiras do gênero do Brasil.

O cerimonial de abertura acontece no dia 18 de outubro, domingo, às 16h, e a premiação está definida para o período de 30 e 31 deste mês. Dezenove Estados e mais o Distrito Federal inscreveram trabalhos: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

São 96 cidades participantes. Quarenta e seis projetos são de Santa Catarina, sendo 16 de Jaraguá do Sul, segundo a coordenação da Febic. As cidades catarinenses participantes são Araquari, Blumenau, Campo Alegre, Canoinhas, Curitibanos, Florianópolis, Guaramirim, Ibirama, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Pomerode, Rio do Sul, São Bento do Sul, Schroeder, Seara e Videira.

As inscrições são na categoria educação infantil, séries iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, ensino técnico subsequente, ensino superior e pós graduações.

 

Dezenove Estados e 96 cidades inscreveram 340 projetos à Feira

 

Dos 340 projetos concorrentes, 29 são da área de Ciências Agrárias, 46 de Ciências Biológicas, 40 de Ciências da Saúde, 49 de Ciências Exatas e da Terra, 63 projetos de Ciências Humanas, 61 projetos de Ciências Sociais e 53 projetos na área de Engenharias.

Conforme a coordenação da 5ª Feira Brasileira de Iniciação Científica, foram mais de 200 avaliadores inscritos. Ocorrerá em salas virtuais onde os alunos pesquisadores apresentarão seu projeto e ouvirão as arguições dos avaliadores. As avaliações acontecerão nos dias 19, 20, 21, 22, 26, 27 e 28 de outubro, das 18h30min às 22 horas em nove salas virtuais simultâneas.

Todas as avaliações serão gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube no dia seguinte. Os vídeos e informações dos projetos participantes poderão ser acessados, pela comunidade em geral, no site da Febic a partir do dia 19 de outubro.

 

PREMIAÇÃO – Serão premiados com troféus e medalhas os três melhores trabalhos em cada categoria de participação. Também serão premiados os trabalhos destaques em inovação, relevância social, desenvolvimento tecnológico, inclusão social, rigor científico, sustentabilidade e votação popular.

 

Prêmios aos destaques, 36 bolsas do CNPq e 70 credenciais distribuídas

 

Agora esses prêmios serão conferidos também o Prêmio Pequeno Cientista (destinado aos participantes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental); Prêmio Maria Laura Leite Lopes (destinado ao melhor projeto desenvolvido por meninas nas áreas de exatas e engenharias); Prêmio Ricardo Rodrigues (destinado ao melhor projeto levando em consideração a inovação, o rigor científico e a relevância social).

E também o Prêmio Professor Orientador Destaque (ao professor orientador que apresentou melhor desempenho e proposta pedagógica de iniciação científica com seus alunos) e, por fim, o Prêmio IBIC de Excelência em Iniciação Científica (voltado ao melhor projeto de cada categoria apresentada).

Os melhores projetos serão premiados com 36 bolsas de Iniciação Científica Júnior (financiadas pelo CNPq). Serão atribuídas aos melhores projetos mais de 70 credenciais para feiras nacionais e internacionais.

 

 

Programação paralela será transmitida no período vespertino

 

A coordenação da 5ª Febic informa que durante as tardes dos dias 19 a 23 e de 26 a 30 de outubro haverá a Febic TV, com vídeos de oficinas, palestras, mesas redondas, contações de histórias, visitas virtuais e depoimentos de participantes. À noite, as salas virtuais de bancas avaliativas em que os inscritos apresentação seus projetos de pesquisa.

No dia 23 de outubro, acontece a noite das exibições do Prêmio Orientador Destaque e no dia 29, a Noite Intercultural, com as apresentações dos vídeos enviados. E nos dias 30 e 31 de outubro, as premiações e encerramento, tudo cem por cento virtual.

A Febic de 2019, presencial, contou com 7,5 mil participantes, entre estudantes pesquisadores e público. Ela representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento e divulgação de conhecimentos científicos entre unidades de ensino do Brasil.

O site é www.febic.com.br.

Notícias relacionadas

x