Esportes

Federação Catarinense de Futebol lançou ontem o Estadual 2020

Presidentes e dirigentes dos 10 clubes participantes, da Federação Catarinense de Futebol e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina apresentaram detalhes da competição, que se inicia no dia 22, quarta-feira

21/01/2020

Um dos mais tradicionais campeonatos estaduais no futebol brasileiro teve sua largada fora de campo na segunda-feira (20) à noite na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. Presidentes e dirigentes dos 10 clubes participantes, da Federação Catarinense de Futebol e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina apresentaram detalhes da competição, que se inicia no dia 22, quarta-feira.

Tendo como emissoras oficiais de transmissão de seus jogos, a NSC TV e o futebolcatarinense.tv (antigo FCPLAY.TV), o Estadual deste ano vai inovar nacionalmente, com a sua própria plataforma de palpites, aprovada pelos clubes e autorizada pelo Ministério da Economia. Será uma plataforma de entretenimento e lazer, e o acesso é gratuito. Todos podem participar e fazer o palpite dos jogos do seu time do coração. O sistema já está à disposição dos interessados no endereço www.palpitao.com.br. Com uma nova fórmula de disputa, o Catarinense Série A 2020 terá quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais.

Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas, os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado. O Juventus, que retornou a Série A, faz a sua estreia na quinta-feira (23), às 21h, diante do Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli e no domingo faz a primeira partida em casa, diante do Criciúma, às 16h, no Estádio João Marcatto.

Nova fórmula prevê que apenas um clube será rebaixado este ano

Com a nova fórmula de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que após a primeira fase ficarem na 9ª e 10ª posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada. No mata-mata do rebaixamento a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de permanece na elite.

Persistindo o empate no saldo de gols a equipe mandante da partida de volta fica na Série A. Com o novo formato, será alterado também número de clubes participantes na Série A do Campeonato Catarinense. A partir de 2021 a competição contará com doze equipes na disputa, sendo que três clubes ascenderão do Catarinense Série B de 2020. A partir do Campeonato Catarinense de 2022, o acesso e descenso passa a ser novamente de duas equipes entre as Séries A e B.

Por

Notícias relacionadas

x